Papel no Varal se achega hoje ao Arraial Central do São João de Maceió

25/06/2013 13:27

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Hoje estamos inaugurando um novo formato do Papel no Varal, que já conta com edições temáticas como Erótico-Carnavalesco e Poesia de Mulher. A proposta do I Arraial do Papel no Varal consiste em reavivar e fomentar o apoio à cultura nordestina, em especial sua rica poética. A época junina, por conter as mais expressivas homenagens à tradição cultural do nordeste, parece ser o momento mais adequado a esta celebração regional. Para tanto, os poemas pendurados no varal vão desde clássicos como Morte e Vida Severina ou as obras de Patativa de Assaré, até escritos de autores menos conhecidos, que traduzem a poesia dita matuta e remetem ao cordel. Entretanto, a seleção não se restringe apenas aos nordestinos e podemos ver – dentre os poemas apresentados – representantes de outros lugares, mas que tem o comum a mesma tradução do espírito popular regional.

Como parte oficial a programação de São João da prefeitura de Maceió “De Jacinto a Tororó”, não podíamos deixar de escolher músicos que representassem o bom e autêntico forró. Hoje teremos o talentoso Eliezer Setton, assim como os trios pé-de-serra Os Mais Fortes do Forró e Mistura Fina, ambos prometendo um contagioso arrasta-pé para embalar o sarau. Além disso, atores e artistas convidados irão brindar a noite com suas interpretações poéticas: Arilene de Castro, Chico de Assis, Demis Santana, José Márcio Passos e Paulo Poeta. Todos estes prometem tornar o sarau ainda mais belo com suas cuidadosas performances.

Nesta bela noite também teremos muito humor: não faltarão brincadeiras, como em todo arraial tradicional. Haverá também diversos concursos (com direito a “troféu”!) e outras atrações.

O esquema do Papel no Varal continua o mesmo: qualquer um pode escolher algum dos 100 poemas pendurados no varal de sisal para declamar no palco. Quanto mais pessoas diferentes, melhor. Temos certeza que a noite de hoje, com nosso I Arraial do Papel no Varal, será regada de muita poesia.

O evento é uma promoção do Instituto Lumeeiro junto com a Fundação Municipal de Ação Cultural da Prefeitura de Maceió, com o apoio do Armazém Guimarães, Ao Pharmacêutico, Engenho Nunes, Operant, IMA, Fika Frio, Bodega do Sertão e Super Pizza.

Primeira Edição © 2011