Concurso de arraiais comunitários começa nesta quinta-feira

06/06/2013 14:38

A- A+

Secom Arapiraca

compartilhar:

Há mais de uma década, a Prefeitura de Arapiraca vem investindo no setor cultural de forma ascendente. Acompanhando isto, vem sendo realizados, tanto na zona urbana como rural, os arraiais nos bairros e comunidades.

O Concurso de Resgate às Tradições Juninas surgiu neste período para alavancar a cultura local, mostrando e exaltando seus valores. Desta forma, a cidade possui hoje o Maior São João Comunitário do Brasil.

Com 20 arraiais participantes este ano e o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), haverá “festança” em todo lugar, durante todas as semanas. Desta quinta-feira (6) até o dia 29 de junho, os integrantes delas é quem ditarão o ritmo do arrasta-pé.

A depender da empolgação, os que fazem a Canarraiá, no bairro da Canafístula, farão bonito. “É importante frisar que, todo ano, eles fazem uma belíssima apresentação, mas como publicado em edital, eles não irão concorrer ao prêmio”, salienta a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Tânia Santos. Como ela tem moradia fixa naquela localidade, a comissão organizadora preferiu não incluir o bairro para não haver problemas posteriores.

“Ainda assim, não haveria lugar melhor para começar este São João de Arapiraca 2013, pois este será um dos arraiais turísticos, a grande novidade desta edição”. A Canarraiá se apresenta hoje, dia 6, mas estende sua festa pelos dias 7, 8 e 9 de junho.

Além deste, confira os outros turísticos:

- Chapéu de Palha, no Carrasco, nos dias 14, 15 e 16;
- Banaluar, na Vila Bananeira, em 16, 17 e 18 de junho;
- Arraiá da Pisoteio, nas Batingas, nos dias 20, 21 e 22;
- Forró na Rocha, na Vila São Francisco, em 23, 24 e 25 deste mês;
- Fogo de Palha, no Senador Teotônio Vilela, nos dias 27, 28 e 29; e
- Aracajana, na Cajarana, também em 27, 28 e 29.

Cada arraiá turístico deste recebeu um incentivo de R$ 5 mil da Prefeitura de Arapiraca, já que, no ano passado, essas comunidades receberam mais de 70 pontos durante o concurso.

Os três primeiros colocados em 2012, respectivamente, foram o “Arraiá da Pisoteio”, o “Arraiá Forró na Roça” e a “Vila Banaluar”. A briga será mais acirrada este ano, pois as comunidades são apenas 20, medida adotada pela prefeita Célia Rocha para integrar ainda mais os nossos bairros.

Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), técnicos da Secretaria Municipal de Limpeza e Iluminação Urbana (Selip) e oficiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) se prontificaram de que o evento, que ocorrerá na Praça Higino Vital, seja de paz e muito forró (veja aqui a programação do maior São João de Alagoas). 

Primeira Edição © 2011