Sessão Braskem de Cinema Ambiental na Pajuçara

04/06/2013 14:12

A- A+

Divulgação

compartilhar:

No dia 07 de junho (sexta-feira), a partir das 19 horas, acontecerá o VELA VERDE - Sessão Braskem de Cinema Ambiental, na praia da Pajuçara, próximo a Balança dos Pescadores. O evento lança um novo projeto de exibição de filmes, visando ampliar os espaços de difusão audiovisual na temática ambiental, de forma criativa e interativa.

Com este evento, a Braskem e a Ideário contribuem com a formação e ampliação da consciência ambiental em Maceió, Alagoas. O evento tem a curadoria de Hermano Figueiredo e reúne filmes documentários e de animação que abordam temas como sustentabilidade, responsabilidade e consciência ambiental. Entre os filmes, há produções alagoanas, como: “A LAGOA E O VELHO” de Glauber Xavier; “CHOVEU, E DAÍ” de Hermano Figueiredo e “O RUMO DO UÇA”, de Wladymir Lima. Há obras de diversos estados do Brasil tais como: “CAMPO BRANCO” (CE); “A ILHA” (DF); “CALANGO LENGO – MORTE E VIDA SEM VER ÁGUA” (RJ); Ô XENTE, POIS NÃO (PE); “A TERRA A GASTAR” (SP), entre outros curtas-metragens.

Para o gerente de relações institucionais da Braskem, Milton Pradines “Tudo o que fazemos hoje deve levar em consideração a preocupação ambiental e uma visão de sustentabilidade. É um conceito não só empresarial, mas que deve fazer parte da vida de todos”. A empresa realiza anualmente o Prêmio Otávio Brandão de Jornalismo Ambiental, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL). Ao estabelecer a parceria com a Ideário para a realização de um evento de filmes ambientais, a Braskem aposta no audiovisual como mais uma forma de estimular a reflexão sobre o tema.

Com a Sessão Braskem de Cinema Ambiental, a Ideário lança um novo projeto de exibição de filmes, visando ampliar os espaços de difusão audiovisual na temática ambiental, de forma criativa e interativa. Vela Verde tem o apoio cultural do Instituto Zumbi dos Palmares, IZP (Rádio Educativa FM).

Para Hermano Figueiredo: “Não pode haver espaço mais apropriado para uma mostra de cinema ambiental do que a vela aberta de uma jangada à beira mar”. O Vela Verde acontecerá nos moldes do bem sucedido projeto Acenda uma Vela, realizado pela Ideário, que também utiliza uma vela de jangada como tela. Os filmes escolhidos são garantia de um bom entretenimento sem abrir mão do conteúdo que favorece a reflexão sobre o tema.
A orla da Pajuçara, local escolhido para o evento, há um fluxo constante de embarcações, tanto na pesca, como para o uso turístico. O evento VELA VERDE vai utilizar uma destas embarcações, interagindo com os pescadores, com os moradores, turistas e diversos segmentos sociais, ofertando uma opção de lazer e afirmando a necessidade de preservação ambiental na cidade de Maceió.


Serviço

O quê: “VELA VERDE” - Sessão Braskem de Cinema Ambiental
Quando: 07 de junho (sexta-feira), a partir das 19 horas
Onde: Praia da Pajuçara, próximo a Balança dos Pescadores (Mercado do Peixe)
Acesso: Gratuito 

Primeira Edição © 2011