Vade-Mecuum do Turista em Alagoas é documento de referência

Livro republicado e lançado na noite de ontem, 28, promete ajudar estudos e pesquisas sobre a atividade turística no estado

29/05/2013 07:28

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Alagoas ganha documento de referência datado de 1937. O Livro ‘Vade-Mecuum do Turista em Alagoas’, que retrata em 45 páginas a história, geografia e vocação para o turismo de Alagoas, foi republicado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) e lançado na noite de ontem, 28, na Sala dos Conselhos, no Palácio República dos Palmares.

O documento, segundo Jayme de Altavila, não pode ser julgado pela quantidade de páginas, visto que á época só existiam 36 municípios em Alagoas. “Esse documento tem um rico conteúdo histórico”, assegurou o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, local onde o livro foi resgatado.

De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, o vade-mecuum, como o nome já diz, significa manual ou guia e deve ser uma das poucas publicações que fala sobre turismo naquela década.

“O curioso é que as características dos municípios existentes ainda se mantem atuais. É um presente, redescobrir e poder republicar essa obra para a população alagoana. Um documento de referência e que nos indica, há quase 80 anos atrás, como destino vocacionado para o turismo”, explicou Novis.

Ainda segundo a secretária, atualmente, Alagoas está posicionado como um dos principais destinos turístico do país. Destacando-se dentre os setores mais relevantes da economia, gerando emprego e renda, além de mudar a realidade da população.

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado afirmou: “Essa publicação será muito importante para a gestão do turismo, para o trade turístico e ainda para quem se ocupa dele na nossa terra, pois o autor faz com que olhemos para o turismo como uma atividade multifacetada. O livro realça a riqueza de nossa história, que precisa ser conhecida e compartilhada com aqueles que nos visitam”.

O livro, escrito por Moreno Brandão, é dividido em quatro partes: Alagoas; Lugares Pitorescos; Epitome da História Regional e Lugares Históricos. O conteúdo mescla história, geografia, cultura, arquitetura e fatores literários do período. A republicação foi realizada pela Secretaria de Estado do Turismo e contou com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico e da imprensa oficial Graciliano Ramos.

Estiveram presentes no evento, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, integrantes do trade turístico de Alagoas, jornalistas e autoridades.

Primeira Edição © 2011