IBGE incluirá animais de estimação na PNAD de 2014

Atualmente não há números oficiais sobre o tamanho do mercado pet brasileiro

22/05/2013 15:54

A- A+

iG

compartilhar:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passará a incluir os animais de estimação em seus levantamentos. Os dados farão parte da Pesquisa Nacional de Saúde (a PNS, encomendada pelo Ministério da Saúde), que integrará a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014. Atualmente, não há dados oficiais sobre quantos são os cães, gatos, pássaros, roedores, peixes e répteis domésticos no Brasil. A indústria tem apenas uma estimativa com base em informações sobre a venda de rações, por exemplo.

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) fez a articulação para que o IBGE incluísse o universo pet em suas pesquisas. Levantamentos como o que o IBGE vai fazer podem servir, por exemplo, para que o governo defina políticas mais específicas para a saúde animal, como campanhas de combate à raiva.

O presidente da Abinpet, José Edson Galvão de França, e o coordenador de inteligência de mercado da associação, André Ferreira, aproveitaram a aproximação com o instituto para convidar a gerente da PNAD, Maria Lucia França Vieira, a integrar a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação (CSPet), foro vinculado ao Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Maria Lucia fará uma apresentação sobre a pesquisa PNS na reunião da Câmara em setembro.

Primeira Edição © 2011