Exposições aguardam visitantes na 11ª Semana Nacional dos Museus

Além da capital alagoana, estão inseridas na programação especial cidades como Arapiraca, União dos Palmares e Coruripe

16/05/2013 14:10

A- A+

Robson Muller - Estagiário

compartilhar:

Comemorando o Dia Internacional do Museu, desde a última segunda-feira (13) Maceió está entre as cidades participantes da 11ª Semana Nacional dos Museus. O evento, que também está acontecendo no interior do Estado, se estende até o próximo domingo (19).

Com o tema “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”, o evento nacional conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), que está responsável pela organização das exposições do Memorial Teotônio Vilela, Museu Palácio Floriano Peixoto e Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa).

Além da capital alagoana, estão inseridas na programação especial as cidades de Coruripe, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Chã Preta, Piranhas, Santana do Ipanema, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Pilar.

A equipe do Primeira Edição visitou na tarde desta quinta-feira (16) duas exposições realizadas respectivamente no Museu da Associação Comercial de Maceió e no Misa.

Com o título “A Economia Algodoeira do Século XIX – Uma História de Mudança Social”, a exposição da AC Maceió reservou um espaço específico no Museu do Comércio de Alagoas (Mucom) para o acervo e registros documentais direcionados à economia gerada pela indústria do algodão nos séculos XIX E XX no Estado.

De acordo com a Assistente Cultural da AC Maceió, Marcela Guimarães, o número de visitantes durante a programação especial da semana está moderado. Geralmente, o Museu recebe turistas e estudantes.

“Falta conhecimento, às vezes tempo e até mesmo incentivo dos próprios centros educacionais. É preciso que exista um trabalho mais completo das escolas para que os estudantes tenham interesse em visitar os Museus da cidade”, declara.

Atualmente, Além do Mucom, a AC Maceió também administra o Museu de Tecnologia do Século XX (Mutec), que conta com uma estrutura extremamente acessível para deficientes.

Já no Misa, com o título “Jacinto Silva – As Canções”, a semana está sendo celebrada com uma exposição em homenagem ao músico alagoano, natural de Palmeira dos Índios.

Segundo Fernando Lobo, Diretor do Misa e Coordenador Executivo do Sistema Alagoano de Museus, a exposição é resultado de uma pesquisa realizada por um professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) durante quatro anos. O estudo resultou no livro que deu titulo à exposição, publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

“A Semana Nacional dos Museus naturalmente incrementa a programação do Museu, por isso, durante esse período temos um acréscimo no número de visitantes”, comenta.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, o Misa promove a partir da próxima semana um projeto denominado de “Segundo Tempo”. A ação visa realizar um trabalho inclusivo com crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social da rede pública municipal. 400 estudantes serão beneficiados com visitas simultâneas nos Museus do Palácio Floriano Peixoto, Memorial Theo Vilela, Memorial da República e no próprio Misa.

Com supervisão da Editoria.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011