Teatro Deodoro abre inscrições para Oficina de Cenotécnica

05/05/2013 11:44

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Dentro das comemorações do Dia Alagoano do Teatro (14 de maio), a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL) abriu inscrições para a "Oficina de Cenotécnica", que acontecerá entre 13 e 17 de maio, das 9:30h às 13h, com Helvécio Alves Izabel. A oficina é fruto de mais uma parceria entre DITEAL, FUNARTE e Secretaria de Estado da Cultura.

As inscrições podem ser feitas através da Direção Artística do Teatro Deodoro, pelo e-mail: dacdeodoro@gmail.com, enviando nome, breve curriculum, e telefone de contato. As vagas são limitadas.

Helvécio Alves Izabel, é cenotécnico e ator, e desenvolve projetos cênicos para importantes grupos de teatro, formado em 1979 em “Introdução à Comunicação Teatral”, na escola Geir Campos. Em 1982 participou da “Oficina de Teatro Alemão” da Escola de Teatro Livre de Munic, no Festival de Inverno da UFMG, ministrada por George Forscher – a mesma da qual participaram os integrantes fundadores do Grupo Galpão.

Formou-se em “Leitura de Textos Gregos”, no Departamento de Letras Clássicas (CEMEX) da Faculdade de letras da UFMG – atividade de aprofundamento do fazer teatral, que lhe permitiu um domínio maior sobre essa literatura, antes de iniciar seu trabalho como cenotécnico. Na ocasião participou da montagem de “Antigona” de Sófocles, que lhe redeu o Prêmio de Melhor Ator-coadjuvante.

Para o Grupo Galpão, onde atua como cenotécnico há mais de 20 anos, participou de importantes e premiadas montagens como “Romeu e Julieta” (2013), “A Rua da Amargura” (1994), “Partido (1999), entre outros. Junto ao Galpão Cine Horto, centro cultural do grupo galpão, realizou diversos trabalhos dentro dos projetos “Oficinão”, “Pé na Rua” e “Cena-espetáculo”.

Trabalhos esses que lhe renderam indicações e premiações, como a de “Melhor Técnico” (SESC SATED) ano 2000; “Melhor Técnico”, pela montagem de “Pequenos Milagres” em 2008; e “Homenagem ao Artista”, em 2009.

Desde 2009 ministra oficinas de cenografia, em importantes espaços culturais como Palácio das Artes (2009) e Festival de Recife do Teatro Nacional (2009).

 

Serviço:

Oficina de Cenotécnica, com Helvécio Alves Izabel

Inscrições abertas até 15 de maio, na Direção Artística do Teatro Deodoro, pelo telefone: 3315-5665 ou pelo e-mail: dacdeodoro@gmail.com

No Teatro Deodoro, 13 e 17 de maio, das 9:30h às 13h

Realização: DITEAL, FUNARTE e Secretaria de Estado da Cultura 

Primeira Edição © 2011