Suzuki sai da inércia e lança cinco novas motos no Brasil

25/04/2013 13:48

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MotorDream

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A Suzuki parecia não dar muita bola para o Brasil. Há tempos o representante da marca japonesa não fazia um investimento ou lançava novas motos por aqui. Tanto é que alguns dos modelos vendidos no país ainda estão desatualizados com o que há de mais moderno no resto do mundo. Na hora de ensaiar uma retomada, a Suzuki foi um tanto mais ousada. Resolveu apresentar logo de uma vez cinco motos novas, de média e alta cilindrada, que chegam entre maio e junho de 2013. O lançamento é oportuno. Afinal, com o segmento de baixa cilindrada em grande retração, as motos maiores têm sido responsáveis pelos melhores resultados das empresas do setor.

Dos novos lançamentos, três são inéditos para o Brasil, enquanto as outras duas são novas gerações de motos que já eram comercializadas por aqui. Com exceção da V-Strom, bigtrail de 650 cc lançada no segundo semestre de 2012 na Europa, os outros quatro modelos já existiam em outros mercados há bastante tempo. Um dos destaques, a naked Gladius, está à venda na Europa desde 2008, por exemplo. Representada no Brasil pelo Grupo J. Toledo, a Suzuki até se desculpou pela desatualização e prometeu diminuir o “gap” entre o lançamento de um modelo lá fora e aqui.

A Gladius (foto acima), por sinal, é a mais antiga em circulação lá fora. Mesmo assim, talvez seja o integrante mais interessante da nova leva da Suzuki. O visual guarda semelhanças com a italiana Ducati Diavel com o quadro em treliça exposto, o farol rodeado de carenagem e a traseira curta. Mecanicamente, a Gladius traz o motor bicilíndrico de 645 cc com injeção eletrônica, refrigeração líquida e capacidade de gerar 72 cv a 8.400 rpm e torque de 6,5 kgfm – o mesmo que equipa a V-Strom. A naked chega às lojas em junho com três opções de cor e com preço de R$ 26.990.

Outra a explorar o segmento de motos urbanas de apelo esportivo é a GSR 750, outra inédita no mercado nacional, mas que já existe desde 2011. O nome já denuncia o motor maior, com 749 cc, 106 cv e 8,16 kgfm de torque. O design é mais agressivo, com uma frente bem “pesada” e cheia de detalhes. Os dois eixos contam com suspensão ajustável na pré-carga da mola e freios a disco com ABS. O preço é de R$ 36.900 e as vendas começam já no próximo mês. 

Quem completa a lista de grandes novidades da Suzuki é a GSX 1250FA. Lançada mundialmente em 2010, ela é praticamente uma versão carenada da Bandit 1250, vendida por aqui desde 2009. Com preço de R$ 39.900 e o início das vendas marcadas para junho, a sport touring traz o mesmo motor que já era usado por aqui. Com 1.255 cc, ele gera 98 cv e 11 kgfm. O grande diferencial em relação à Bandit é a dianteira, mais protegida do vento por carenagens laterais e que formam um conjunto mais esportivo. Outro destaque é a introdução dos freios ABS, indisponíveis no modelo mais antigo.

A Suzuki também aproveitou a oportunidade para atualizar outros dois modelos já conhecidos do mercado local. A V-Strom, que compartilha a mecânica com a Gladius, traz 67 cv e 6,1 kgfm. A aventureira ficou mais moderna, com adição de freios ABS, redução de peso e uma estética revista. O valor é de R$ 34.900. Diferentemente de todas as suas novas companheiras, a V-Strom é uma moto nova também na Europa. Recebeu esta última atualização no segundo semestre do ano passado.

A outra é a GSX-R 750, que, apesar de ter continuado em circulação por aqui, havia sido renovada no exterior em 2011. Ao menos, as mudanças foram pequenas. A esportiva ganhou um facelift, com direito a um novo farol e carenagem redesenhada. O propulsor continua com 150 cv e 8,8 kgfm. As vendas começam em junho e o preço é de R$ 49.900.

Primeira Edição © 2011