Boston: mãe de suspeitos culpa EUA por morte

"Ele estava vivo! Que necessidade eles tiveram de matá-lo? Ele podia ter sido capturado vivo", afirmou a mãe de Tamerlan Tsarnaev

25/04/2013 15:29

A- A+

AFP

compartilhar:

A mãe dos irmãos Tsarnaev, principais suspeitos do atentado contra a Maratona de Boston, fez nesta quinta-feira violentas críticas ao governo dos Estados Unidos pela morte de um de seus filhos, enquanto o pai anunciou que planeja viajar a esse país para tentar compreender o que aconteceu.

Os pais dos dois suspeitos, Tamerlan e Dzhojar Tsarnaev, falaram com jornalistas durante uma coletiva em Makhachkala, capital da república russa do Daguestão.

"Tamerlan foi abatido, cruelmente morto. Quero gritar ao mundo inteiro: O que foi que fizeram? Ele estava vivo", declarou Zubeidat, que estava coberta da cabeça aos pés com um véu islâmico.

"Ele estava vivo! Que necessidade eles tiveram de matá-lo? Por quê? Ele podia ter sido capturado vivo", afirmou a mãe, em inglês.

Zubeidat reafirmou sua crença de que seus filhos não foram os responsáveis pelo atentado de Boston. "Só sei uma coisa: que meus filhos não fizeram isso. Há muitas coisas que ainda não foram compreendidas"·

Ela também expressou sua preocupação com os ferimentos em Dzhojar. "Ele tem um ferimento profundo no pescoço. Está melhorando, mas ainda está fraco", acrescentou.

Investigações

Já o pai Anzor Tsarnaev declarou sua intenção de ir para os Estados Unidos para tentar entender o que aconteceu a seus filhos. "Eu pretendo partir para os Estados Unidos para saber a verdade. Não quero vingar ninguém. Cabe aos serviços especiais esclarecer tudo", declarou Anzor.

"Eu quero ver o meu filho mais novo e enterrar meu filho mais velho", acrescentou, falando ao lado de sua esposa Zubeidat. O casal Tsarnaev foi interrogado nos últimos dias no Daguestão pelo FBI e pelo serviço secreto russo (FSB).

Os pais de Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev atualmente vivem no Daguestão, uma região muçulmana do Mar Cáspio onde a família morou por algum tempo antes de viajar para os Estados Unidos. Anzor, de origem chechena nascido no Quirguistão, sempre insistiu, em todas as entrevistas que concedeu à imprensa, que seus filhos são inocentes e não podem ser os autores dos atentados.

De acordo com a agência de notícias RIA Novosti, tanto Anzor como Zubeidat concordaram durante o interrogatório do FBI em viajar aos Estados Unidos para colaborar com a investigação.

A mulher de Tamerlan, Katherine Russell, de 24 anos, também declarou-se disposta a ajudar os investigadores, segundo seus advogados.

Relembre o caso

Os irmãos Tsarnaev foram encontrados nos arredores de Boston alguns dias após o ataque. Tamerlan, de 26 anos, foi morto durante uma troca de tiros com a polícia, enquanto Dzhokhar, de 19, está gravemente ferido.

Dzhokhar foi preso em 19 de abril, escondido em um barco, e hospitalizado. Seu estado de saúde era "estável" na quarta-feira, de acordo com o FBI, citando o centro médico Beth Israel Deaconess, onde recebe tratamento.

Os irmãos Tsarnaev, que viveram no Quirguistão e no Cáucaso russo, emigraram no início dos anos 2000 para os Estados Unidos com seus pais, mas não cortaram os laços com o Daguestão, onde sua mãe nasceu.


A Promotoria de Boston acusou o jovem Tsarnaev de usar armas de destruição em massa e da destruição intencional de propriedade com um dispositivo explosivo. Caso seja condenado, Dzhokhar pode receber a pena de morte.

Os ataques na Maratona de Boston deixaram três mortos e mais de 260 feridos no dia 15 de abril.

Primeira Edição © 2011