Brasil aproveitará Copa do Mundo para promover festas juninas

22/04/2013 15:34

A- A+

EFE

compartilhar:

O Brasil aproveitará a Copa do Mundo de 2014 para promover as festas juninas, praticamente desconhecidas no exterior.

A ideia é que a coincidência das datas da Copa, que será disputada entre 12 de junho e 13 de julho, e das principais festas juninas, que começam em 7 de junho e vão até 7 de julho, sirva para que os estrangeiros que venha ver o futebol possa conhecer também essa tradição.

"Queremos que o Brasil também seja conhecido como o país do 'arraiá'", disse o presidente da Embratur, Flavio Dino.

A Embratur fará uma campanha promocional para que os turistas cheguem ao Brasil com pacotes que incluam, entre uma partida e outra, a ida a uma das cidades que organizam as festas juninas mais populares do país.

"Temos um evento que dura trinta dias e que oferece, a qualquer hora, atividades como teatro, bailes, concertos, espetáculos artísticos e até oficinas para que os turistas aprendam a cozinhar nossos pratos", disse à agência Efe a secretária de Cultura da cidade de Campina Grande, Marlene Alves.

Campina Grande, na Paraíba, disputa com Caruaru, em Pernambuco, o título de organizador da maior festa junina do Brasil.

A festa em Campina Grande é organizada em um imenso parque temático construído especialmente para o evento e atrai mais de um milhão de pessoas em 30 dias de atrações, incluindo cantores populares e grupos musicais.

"Temos uma localização estratégica: estamos a somente duas horas por estrada de Recife e três de Natal. Qualquer turista pode aproveitar um dia livre para desfrutar de nossa festa", disse Alves, ressaltando a proximidade de Campina Grande a duas das cidades que serão sedes do Mundial de 2014.

As festas de Caruaru, por exemplo, reúnem a cada ano cerca de 1,5 milhão de pessoas.

A Embratur pretende reunir as autoridades das cidades que organizam as maiores festas juninas para preparar o material das campanhas promocionais que serão feitas no exterior.

Para a reunião foram convidados representantes dos nove estados do nordeste do Brasil, assim como de Tocantins, Roraima e Amazonas, que têm festa juninas "fortemente ligadas à cultura popular".

"É uma oportunidade única que essas cidades terão para promover internacionalmente suas festas, já que coincidirão com o evento que mais atrai a atenção dos meios de comunicação no mundo. Nossa meta é transformar as festas juninas em outra marca do país no exterior", declarou o presidente da Embratur.

Primeira Edição © 2011