Senador da Espanha vota em Capriles e menciona possível manipulação

14/04/2013 08:44

A- A+

EFE

compartilhar:

O senador do Partido Nacionalista Basco (PNV), Iñaki Anasagasti, nascido na Venezuela, votou neste domingo no candidato opositor, Henrique Capriles, nas eleições presidenciais do país sul-americano.

Antes de depositar seu voto no Consulado da Venezuela de Bilbao (País Basco), onde é registrado, Anasagasti expressou sua suspeita sobre o sistema de voto eletrônico utilizado neste pleito porque, segundo disse,"é manipulável".

"Existe uma grande tensão perante a possibilidade que o chavismo manipule na última hora os resultados porque não deixará, assim como assim, que ganhe um governo democrático plural liderado por Capriles", declarou Anasagasti à imprensa.

Capriles, segundo Anasagasti, representa a "esperança" de uma Venezuela "melhor e, sobretudo, sem confrontos, com coesão e sem ódio".

Para embasar o argumento, o político espanhol opinou que os 14 anos de Hugo Chávez como presidente fomentaram "o enfrentamento entre cidadãos e a prática de uma política assistencialista, não de esquerda, apoiada por Cuba"

O senador espanhol criticou também a "pouco democrática" campanha eleitoral, que enfrentou o sucessor de Chávez, Nicolás Maduro, com Capriles.

"Houve um oportunismo do candidato governista e não se produziu um acesso livre aos veículos de comunicação", assinalou.

E acrescentou que Maduro é "o homem indicado por Cuba para suceder Chávez; é mais cubano que venezuelano e, além disso, Chávez o escolheu a dedo. Miúdo sistema democrático!", ironizou.

As eleições presidenciais que se realizam hoje na Venezuela foram convocadas após a morte, em 5 de março, de Hugo Chávez e são as primeiras que se realizam sem esse candidato desde 1999.
 

Primeira Edição © 2011