Chineses criam material 'mais leve do mundo

14/04/2013 08:08

A- A+

MSN

compartilhar:

Cientistas da Universidade de Zheijang na China desenvolveram um material super leve conhecido como aerogel de grafeno. Os cientistas responsáveis dizem ser o material mais leve a ser criado até hoje.

O aerogel de grafeno é uma espuma baseada em nanotubos de carbono congelados em seco e lâminas de óxido de grafeno. A partir da combinação desses materiais, os cientistas desencadeiam um processo químico que extrai todo o oxigênio do produto. O material é mais leve do que o recordista aerografite, que foi desenvolvido em 2012 por pesquisadores alemães da Universidade de Kiel, em Hamburgo.

O material é tão leve que pode ser apoiado sobre a grama sem danificá-la. Apesar de seu estado sólido, o aerogel de grafeno possui poros internos cheios de ar, o que explica sua densidade mínima.

Apesar da aparência frágil, o aerogel tem excelente elasticidade, voltando rapidamente a sua forma original depois de ser comprimido. Pode ser usado também para limpar derramamentos de óleo, conseguindo absorver ate 900 vezes o seu peso.

O Professor Chao Gao (em pé), que liderou a pesquisa, conta que o aerogel de grafeno pode ter um papel muito importante na limpeza de vazamentos de óleo, na purificação de água e na purificação de ar. Ele conta que a técnica de congelamento em seco torna a produção do material mais conveniente do que os métodos tradicionais.

O novo aerogel se junta a outros materiais super leves como esta micro rede metálica, que é 100 vezes mais leve que isopor. A rede interligada de tubos ocos foi desenvolvida por uma equipe com sede na Califórnia e pode voltar à forma original depois de ser colocada sob forte pressão.
 

Primeira Edição © 2011