Conheça mais sobre o Bode Gaiato, sucesso no Facebook

Estudante pernambucano idealizou a página na rede social com personagem nordestino. Confira HQ feita para o Diario

12/04/2013 15:35

A- A+

Diário de Pernambuco

compartilhar:

Não é novidade que as redes sociais possibilitaram novos rumos ao humor. Por isso, o ócio criativo faz todo diferencial na internet. O reflexo está nos mais de 2 milhões de seguidores das páginas Irmã Zuleide ou Gina Indelicada no Facebook. A onda dos memes - termo utilizado para designar um conceito que se espalha pela rede - também influenciou um jovem pernambucano a criar um personagem com feições completamente nordestinas. Há pouco mais de três meses, nasceu o Bode Gaiato, hoje respaldado por mais de 300 mil curtidas de internautas de todo o Brasil.

Por trás do personagem, Breno Melo é um recifense, de 19 anos, que mora há sete anos em Caruaru e estuda engenharia elétrica em Campina Grande. Deixou a cidade natal ainda na infância, quando foi morar em Taquaritinga do Norte. Possui um sotaque carregado do interior. Nos memes cômicos, escreve como fala e faz graça com expressões bem interioranas.

Como muitos usuários do Facebook, Breno acompanhava a repercussão de páginas humorísticas na rede social. De férias, teve a ideia de inserir o Nordeste na onda. “Resolvi criar uma página com personagem nordestino. A primeira coisa que me veio na cabeça foi o ‘bode’”, recorda o estudante. Em seguida, completou com a expressão ‘gaiato’, muito utilizada na região para descrever alguém extrovertido, cheio de graça.

A repercussão o surpreendeu. Não esperava tamanha resposta nem na previsão mais otimista. Por semana, alcança mais de 6 milhões de usuários. “Acho que as pessoas se identificam porque lembram de momentos da vida. É uma coisa nostálgica mesmo”, acredita. A inspiração vem do dia a dia, da infância e da convivência com familiares e amigos. A página ainda é democrática. Aceita sugestões. As situações vividas pelo Bode Gaiato na web são bem próximas do cotidiano de milhares de internautas. Quem nunca apertou a campainha e saiu correndo? Morreu no “Polícia e Ladrão” e disse que estava com “colete”? Ou cantava a música A Barata, de Só Pra Contrariar (“Toda vez que eu chego em casa, a barata da vizinha está na minha cama…”), no fundo do ônibus?

Momentos corriqueiros, que quase passam despercebidos, se não fossem as tiradas inusitadas do Bode Gaiato e os milhares de “curtir” e “compartilhar” dos internautas. Apesar do pouco tempo no ar, alguns até já chamam Breno de Bode. E o melhor: uma simples ideia se tornou rentável. O personagem ganhou até programa de rádio em Taquaritinga do Norte. O Curral do Bode Gaiato vai estrear na segunda-feira (15) na Farol FM, às 18h, de segunda a sexta-feira. Na própria página, algumas imagens do Bode Gaiato fazem até publicidade disfarçada. O idealizador só preza em não perder a graça.

Primeira Edição © 2011