Ataque contra comício eleitoral no Iraque deixa pelo menos 20 mortos

06/04/2013 11:25

A- A+

EFE

compartilhar:

Pelo menos 20 pessoas morreram e outras 55 ficaram feridas neste sábado após um ataque com bombas contra um comício eleitoral na província de Diyala, ao nordeste da capital iraquiana, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

Os projéteis caíram sobre os congregados no ato eleitoral de um candidato da coalizão opositora Al Iraqiya para as eleições provinciais na cidade de Baquba, disse a fonte.

Entre os feridos figura o organizador do comício, identificado como Muthana al Yurani, e também há líderes de clãs e responsáveis locais.

A fonte não descartou que possa aumentar o número de vítimas mortais devido ao estado de extrema gravidade de muitos feridos.

Por sua parte, as forças de segurança cercaram o local para evitar novos ataques, enquanto várias ambulâncias continuam evacuando os feridos.

Al Iraqiya, uma aliança política de tendência laica integrada por sunitas e xiitas, é o principal bloco da oposição no Parlamento, e anunciou no mês de janeiro seu boicote às sessões do Parlamento.

Em 19 de março, o Governo iraquiano decidiu adiar por um período máximo de seis meses as eleições nas províncias de maioria sunita de Al-Anbar (oeste) e de Ninawa (norte), palco de protestos e onde tinham sido assassinados recentemente quatro candidatos

Primeira Edição © 2011