Delmiro Gouveia dá início ao 4º Festival de Música

Em 2013, foram mais de 50 inscritos ao Femufal, dos quais 24 foram aprovados e gravarão CD em conjunto

05/04/2013 15:19

A- A+

Ascom UFAL

compartilhar:

O município de Delmiro Gouveia foi escolhido para sediar a primeira etapa do 4º Festival de Música da Universidade Federal de Alagoas (Femufal). Nesta sexta-feira, 5, a partir das 19h30, oito músicas compostas e interpretadas por alunos da instituição serão apresentadas na Praça Central da cidade. A noite também conta com apresentações do cantor Flávio Leandro e da banda de reggae Vibrações.

Em 2013, foram mais de 50 inscritos ao Femufal, dos quais 24 foram aprovados e gravarão CD em conjunto.

Situada no Sertão de Alagoas, a cidade de 48 mil habitantes é o ponto de partida para mais uma edição do festival que tem revelado produções artísticas da comunidade acadêmica e habilidades culturais no campo musical, desde 2009. Em Delmiro Gouveia, serão apresentadas as canções “Retrato da Rua”; “Simples Gesto”; “Toré”; “Palestina”; “Meu Sol”, “Não Vou Voltar”; “Eis a Questão”; e “Qualquer Palavra”.

Para avaliar um time de peso, o festival conta com nove jurados, todos com experiência artística e cultural. A comissão é composta por Rita Namé, Maclém Damasceno, Edson Lino, maestro Alípio Martins, Rui Agostinho, Edson Bezerra, Izabelle Rocha, Stela Lameiras e José Roberto. Assim como em edições anteriores, o Femufal também conta com banda base responsável pelo acompanhamento dos candidatos durante as apresentações. Segundo a coordenadora do festival, Ruth Vasconcelos, o grupo é formado por músicos alagoanos e contribui com a elevação da qualidade do evento.

Para Ruth Vasconcelos, a realização de uma etapa do festival em Delmiro Gouveia representa a integração entre os campi da universidade. “Desde 2012, temos nos esforçado para contemplar todos os campi. Nosso objetivo é integrar, a partir do processo de interiorização, estudantes, técnicos e demais pessoas que estão lotadas nas unidades acadêmicas”, destacou.

Compositora e intérprete da canção “Qualquer Palavra”, Suzi Gomes é a única mulher a se apresentar na primeira etapa do Femufal. A estudante de Letras também é a única candidata natural de Delmiro Gouveia a participar da primeira noite do evento. Para ela, estar perto de amigos e familiares aumenta a expectativa. “Eu estou muito feliz e não imaginava que estaria entre os 24. Além disso, vou estar entre a comunidade acadêmica do Sertão e meus familiares, o que gera uma sensação de responsabilidade e, ao mesmo tempo, de tranquilidade. Essa será a primeira vez em que irei me apresentar para um público grande”, revelou.

Outras etapas

No dia 12 de abril, chega a vez de Arapiraca. O município do Agreste alagoano será a sede da segunda etapa do festival e receberá mais oito candidatos. Nesse dia, também irão se apresentar no palco do Femufal o cantor Júnior Almeida e o grupo de forró pé de serra Clã Brasil – formado por mulheres paraibanas.

A terceira e última etapa do festival acontecerá em Maceió, no dia 23 de abril. Na ocasião, será lançado CD com as 24 canções selecionadas para o 3º Femufal, realizado em 2012. A noite também conta com apresentação dos oito candidatos restantes e com a premiação dos vencedores da 4ª edição do evento. A programação encerra com chave de ouro, com espetáculo do cantor Chico César.

Primeira Edição © 2011