Baião de Dois é atração no Teatro Deodoro

Espetáculo do Coretfal será apresentado nos dias 5,6 e 7 de abril

04/04/2013 15:19

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Coretfal apresenta nos dias 5, 6 e 7, no Teatro Deodoro, o espetáculo Baião de Dois. O show conta com 32 músicos, sob o comando do sanfoneiro Xamenguinho, celebrando a memória do inesquecível Luiz Gonzaga.

O repertório inclui músicas de autoria de Luiz Gonzaga e parceiros, como Légua Tirana e Assum Preto (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga), além de outras que remetem a gêneros musicais e textos poéticos que marcam a presença do Nordeste no universo cultural brasileiro. Xaxados, xotes, forrós, maracatus, lundus, toadas e baiões serão apresentados na forma de canto coral, com coreografias e cenários que destacam a importância desses ritmos na formação da Música Popular Brasileira.

“O gesto coreográfico é um dos pontos marcantes da montagem, corroborando a tradição artística do grupo que tem como característica, entre outras, a comunicação também através da expressão corporal”, afirma Isabelle Rocha.

O baião – como se sabe, gênero musical, dança, reunião festiva e, posteriormente, música homônima (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira, 1946) – é também um dos pratos mais saborosos e tradicionais da culinária nordestina que reúne o feijão e o arroz, considerados complementares nos cânones da nutrição e ingredientes imprescindíveis nas mesas brasileiras. Em Baião de Dois, ele é lembrado exatamente assim, pela força de suas memórias que viraram poesia e música e nos legaram 627 músicas em 266 discos.

O espetáculo tem direção e roteiro de René Guerra, direção musical e regência de Fátima Menezes; direção de arte, iluminação e cenografia de Eris Maximiano; preparação corporal e coreografia de Isabelle Rocha; figurino de Mari Jatobá; assessoria de comunicação de Gal Monteiro; maquiagem de Alex Cerqueira. A preparação vocal está sob a responsabilidade do trio Bruno Sandes, Felipe Oliveira e Jackson Ferreira; o projeto gráfico e animação são assinados por Silvano Almeida (Promarka), as ilustrações ficaram sob os cuidados de Paulo Caldas e os créditos da fotografia vão para Gian Gadotti.

Primeira Edição © 2011