Retirar tropas do Afeganistão custará ao menos US$ 5 bilhões

31/03/2013 07:58

A- A+

AFP

compartilhar:

Retirar as tropas americanas do Afeganistão, onde ainda estão presentes 68.000 soldados americanos, custará entre 5 e 6 bilhões de dólares, indicou neste domingo o general Steven Shapiro, responsável pela repatriação dos militares dos Estados Unidos.

"A retirada (...) do Afeganistão é um dos maiores desafios da história das operações de transporte militar em termos de escala e complexidade", afirmou Shapiro em uma resposta escrita à AFP.

Cerca de 100.000 contêineres e 25.000 veículos militares americanos - contra os 50.000 de 2012, quando a retirada teve início - ainda se encontram no Afeganistão. A maioria deles irá sair do país antes do fim de 2014, data limite para a retirada das tropas e do material da Otan do local.

O custo destas operações, "entre 5 e 6 bilhões" desde seu início, em 2012, até seu final, vem sendo constantemente reavaliado, segundo Shapiro.

Em janeiro de 2012, um oficial americano de alto escalão havia estimado que o valor dos equipamentos de seu país no Afeganistão chegava "a mais de 30 bilhões de dólares".

Segundo um estudo publicado na quinta-feira, as guerras de Iraque e do Afeganistão custarão aos Estados Unidos entre 4 e 6 trilhões de dólares a longo prazo. A professora da Universidade de Harvard Linda Bilmes somou o custo das pensões e gastos de saúde para dois milhões e meio de veteranos de guerra e os juros das dívidas contraídas para financiar as mobilizações militares. Bilmes, ex-funcionária da administração do presidente Bill Clinton, estimou que os Estados Unidos já gastaram dois trilhões de dólares nas duas guerras iniciadas por George W. Bush.

Primeira Edição © 2011