Presidente afegão se reúne em Doha com emir do Catar

31/03/2013 08:07

A- A+

EFE

compartilhar:

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, se reuniu neste domingo em Doha com o emir do Catar, Hamad bin Khalifa Al Thani, como parte de uma visita de dois dias ao emirado para dar um estímulo ao processo de paz em seu país.

A agência de notícias oficial catariana, "QNA", informou que ambos analisaram as relações bilaterais e medidas para consolidá-las, além de outros assuntos de interesse comum, sem dar mais detalhes sobre o conteúdo das conversas.

Em seu site, a rede de televisão "Al Jazeera" informou que o objetivo da reunião era também estudar a possibilidade de abertura de uma representação dos talibãs no Catar, mas não foi revelado se efetivamente os líderes abordaram esse assunto durante as conversas.

Karzai viajou ao país árabe à frente de uma delegação que inclui os ministros das Relações Exteriores e de Segurança Nacional, assim como a cúpula do Conselho de Paz afegão.

Alguns veículos de imprensa afegãos informaram sobre a presença de representantes "moderados" dos talibãs em Doha, mas um de seus porta-vozes, Zabiulah Mujahid, desmentiu a possibilidade de uma reunião com Karzai.

Nos últimos anos houve no Afeganistão várias tentativas de negociações, mas nenhuma frutificou até agora. Mais de 11 anos depois da invasão dos Estados Unidos e da queda do regime talibã, a guerra no Afeganistão vive um de seus períodos mais sangrentos.
 

Primeira Edição © 2011