Morre aos 65 anos o ator Richard Griffiths

29/03/2013 06:53

A- A+

EFE

compartilhar:

O veterano ator britânico Richard Griffiths, que entre muitos papéis interpretou Vernon Dursley na saga Harry Potter, morreu aos 65 anos devido a complicações derivadas de uma operação coronária, informou nesta sexta-feira a rede "BBC".

Griffiths morreu ontem no Hospital Universitário de Coventry and Warwickshire, segundo a emissora.

Ao longo de sua carreira, Griffiths protagonizou diversos papéis no cinema e na televisão mas também nos palcos teatrais, onde recebeu os prêmios Tony e Olivier.

Os papeis pelos quais é mais conhecido são os de Vernon Dursley nos filmes de Harry Potter e Monty em "Os Desajustados".

Em 2008, o ator foi condecorado com uma OBE (Ordem do Império Britânico) na lista de condecorações que anualmente a rainha Elizabeth II concede por sua contribuição artística.

O ator britânico Daniel Radcliffe, que encarna Harry Potter no cinema, prestou hoje um tributo a Griffiths ao afirmar que sua "tutela, incentivo e humor" faziam das filmagens "um prazer".

Radcliffe trabalhou junto com Griffiths tanto na saga Harry Potter como em sua estreia teatral em "Equus", dois dos momentos mais importantes da carreira do jovem ator.

"Sua presença em qualquer sala fazia com que o local fosse duas vezes mais divertido e inteligente. Me sinto orgulhoso de dizer que o conheci", afirmou Radcliffe.
 

Primeira Edição © 2011