Ataques com carros-bomba a mesquitas xiitas no Iraque deixam 17 mortos

29/03/2013 06:56

A- A+

EFE

compartilhar:

Pelo menos 17 pessoas morreram e 95 ficaram feridas nesta sexta-feira em uma série de atentados com carros-bomba a mesquitas xiitas da capital Bagdá e da cidade de Kirkuk, nordeste do Iraque, informou à Agência Efe uma fonte da polícia.

Os atentados mais graves aconteceram na capital, onde a explosão de quatro veículos matou 14 pessoas e feriu 25. As explosões aconteceram lugar nos bairros de Al Jihad, no sudoeste da capital, Al Zafaraniya (zona sul), Al Qahira (norte) e Al Bunuk (leste).

Em Kirkuk, três pessoas faleceram e 70 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba na mesquita de Al Rasul al Adam. Entre os feridos está um representante do líder espiritual dos xiitas no Iraque, o grande aiatolá Ali al Sistani, segundo a fonte. Este atentado também provocou danos em 15 veículos civis, na mesquita e em casas próximas.

O Iraque vive um aumento dos casos de violência desde a retirada definitiva das tropas americanas em dezembro de 2011, com vários atentados voltados a alvos xiitas.

No último dia 19, mais de 60 pessoas morreram e outras 180 ficaram feridas em uma série de atentados com carros-bomba, a maioria contra regiões de maioria xiita de Bagdá. 

Primeira Edição © 2011