Agricultor é morto no assentamento onde Dorothy foi assassinada

28/03/2013 15:59

A- A+

Folha Online

compartilhar:

Um agricultor foi morto na quarta-feira (27) em Anapu (772 km de Belém), no mesmo assentamento onde em 2005 foi assassinada a missionária norte-americana Dorothy Stang, o PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) Esperança.

A Polícia Civil investiga se o crime foi motivado por questões agrárias. Há também outras hipóteses, como a de vingança de desafetos.

Ativistas descartam chance de anulação do julgamento do caso Dorothy
Polícia do Pará abre novas apurações no caso Dorothy Stang
Condenado por morte de Dorothy espera anulação de julgamento

Enival Soares, 41, costumava fazer denúncias ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) sobre desmatamento ilegal e outros problemas nos lotes do PDS Esperança, segundo investigação da polícia.

O agricultor estava em uma moto em uma estrada vicinal do assentamento quando dois homens em outra moto o abordaram e efetuaram tiros, que atingiram a cabeça da vítima.

Soares levava na moto uma criança de 12 anos, que deverá ser ouvida pela polícia como a principal testemunha do caso.

O coordenador do Incra em Anapu, Fagner Garcia, diz acreditar que o crime não tenha relação com questões agrárias. "O PDS está há dois anos pacificado e Enival não era um dos líderes do assentamento", afirmou.

A principal idealizadora do PSD Esperança, criado em 2004, foi Dorothy Stang. Atualmente, o assentamento tem 237 famílias, que produzem banana, farinha de mandioca, cacau e outros produtos. (AGUIRRE TALENTO)

Primeira Edição © 2011