EUA mantêm apoio à oposição síria

25/03/2013 15:35

A- A+

Uol

compartilhar:

A renúncia do "corajoso" líder da oposição síria, Ahmed Moaz al-Khatib, é lamentável, mas não afetará o apoio do governo dos Estados Unidos aos rebeldes, declarou um porta-voz da Casa Branca, nesta segunda-feira.

"Lamentamos vê-lo ir embora", afirmou o subsecretário de Imprensa da Casa Branca, John Earnest, em entrevista coletiva.

Earnest acrescentou que o anúncio da renúncia de Khatib "não muda a política dos Estados Unidos de apoio à oposição síria e à coalizão de oposição síria".

"A oposição ao regime brutal (do presidente Bashar al-Asad) é maior do que a uma pessoa, e esse movimento continuará", completou.

O porta-voz do governo se referiu a Khatib como "um líder corajoso e pragmático", com uma grande compreensão das esperanças e dos temores dos sírios.

"A oposição foi bem servida por sua liderança, e o povo sírio continuará se beneficiando de seu serviço", afirmou.

A inesperada renúncia de Khatib, anunciada no domingo, intensifica as preocupações no Ocidente relacionadas a um possível aumento da influência de elementos da linha-dura na dividida oposição do país.

A Coalizão Nacional, criada em Doha em novembro passado, é reconhecida por alguns Estados e organizações como representante legítimo do povo sírio.

A decisão de Khatib foi anunciada dias depois da eleição, em Istambul, do primeiro-ministro rebelde, Ghassan Hitto. De acordo com uma fonte da oposição síria em Doha, Khatib acusa "certos países, principalmente Catar, de querer controlar a oposição" e de ter imposto Hitto.
 

Primeira Edição © 2011