Coca-Cola doa R$ 4 milhões para campanha da ONU de acesso à água

25/03/2013 15:16

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A Coca-Cola está doando US$ 2 milhões (cerca de $ 4 milhões) para o projeto "Cada Gota Conta", do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O objetivo da campanha é resolver desafios relacionados ao fornecimento de água, saneamento e manejo de fontes. Desde o lançamento do projeto, em 2006, a companhia de bebidas já contribuiu com US$ 11 milhões.

O gerente do projeto no Pnud, Bogachan Benli, afirmou que a iniciativa pode fazer uma "grande diferença para mulheres e meninas", que geralmente são as que procuram por água nas comunidades e vilarejos. Benli lembrou que as mulheres cuidam das pessoas na família que ficam doentes devido à escassez de água limpa e higiene.

Para o representante da ONU (Organização das Nações Unidas), se estes fatores forem aprimorados, as pessoas poderão ter mais tempo e dinheiro para outras coisas, como ir à escola ou abrir um negócio.

Jogos e irrigação

O programa "Cada Gota Conta" fornece financiamento para que comunidades consigam melhorar o acesso à água e a qualidade do recurso e também se adaptem às mudanças climáticas. O programa foi implementado em 18 países e, diz o Pnud, é um modelo sobre como grandes empresas podem cooperar com a agência e ajudar pessoas.

Uma das ações da iniciativa é a Caixa do Mar Negro, um kit educativo para crianças com 50 jogos - o Mar Negro é o mais poluído do mundo, e os jogos promovem a limpeza de suas águas.

Já na pequena comunidade de Marwaheen, no Sul do Líbano, agricultores e moradores ajudaram com o projeto para assegurar o abastecimento. Com o programa, eles passaram a ter água para plantar alimento e irrigar a área, conhecida pela escassez do recurso.

Primeira Edição © 2011