Conexão Cultural Tigre/ICRH – Cinemóvel leva cinema nacional gratuito para Alagoas e Pernambuco

Nas próximas semanas, projeto estará em Junqueiro, Japaratinga, Escada e Maceió

22/03/2013 14:16

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Projeto que exibe filmes nacionais gratuitamente a bordo de um caminhão, o Conexão Cultural Tigre/ICRH – Cinemóvel chega a 4ª edição em 2013, percorrendo 22 cidades de sete estados, com a realização de 280 sessões e a oferta de 8,4 mil lugares. Nas próximas três semanas, o projeto irá visitar quatro cidades do Nordeste: primeiro passa por Junqueiro (dias 25 e 26) e Japaratinga (27 e 28), em Alagoas, depois viaja para Escada (1 a 5 de abril), em Pernambuco, e retorna para o território alagoano, finalizando a jornada pela região em Maceió (8 a 10).

A intenção é levar aos mais diferentes e distantes locais do país produções nacionais de qualidade, que vêm atraindo grandes plateias às salas de cinema. Para a 4ª edição, foram selecionados sete filmes: Lixo Extraordinário, Peixonauta 6 – Desvendamos as Pistas, Cocoricó Conta Clássicos, Eu e meu Guarda-chuva, O Homem do Futuro, O Menino da Porteira e Reis e Ratos.

Cinema, educação e cultura estão diretamente relacionados. No livro Cinema & Educação (Editora Autêntica), a autora Rosália Duarte, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio, aponta a produção cinematográfica como atividade essencial para a socialização e a inserção no mundo da cultura. Segundo ela, o cinema não é apenas mais um recurso didático que pode ser usado para transmitir conhecimentos pré-determinados. Mais do que isso, defende, os filmes ajudam os espectadores a produzir novos conhecimentos e formas de enxergar o mundo.

“Por meio dos filmes selecionados, muitas vezes levados a públicos que tradicionalmente não têm acesso a esse tipo de experiência, o Conexão Cultural Tigre/ICRH possibilita aos espectadores reconhecerem a própria realidade, isto é, se ver na tela, e também conhecer outras, completamente novas, ampliando o repertório cultural e interpretando melhor o cenário contemporâneo”, argumenta Armando Appel, coordenador do projeto. A atual edição do projeto também tem conotação especial: em 2013, o Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) completa 10 anos de atuação. No período foram desenvolvidas ou apoiadas centenas de iniciativas com foco em educação, cultura, esporte e saúde.

No Conexão Cultural a exibição de produções nacionais ocorre em um caminhão equipado com telona de 120 polegadas, climatização e 30 poltronas, garantindo todo o conforto durante as sessões. Desenvolvido desde 2009, o projeto já percorreu 94 cidades de dez estados – Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Foram realizadas 1.188 sessões gratuitas, reunindo 34,6 mil espectadores.

Sobre o projeto
O Conexão Cultural Tigre/ICRH - Cinemóvel é um dos módulos do Projeto Gira Brasil 2013. É patrocinado pela Tigre e pelo ICRH por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. A realização é do Ministério da Cultura e a produção, da Magma Cultura, com apoio das prefeituras e fundações culturais dos municípios participantes. Recomenda-se consultar previamente a disponibilidade de lugares nas sessões.

Sobre o proponente
O Gira Brasil 2013 tem produção da Magma Cultura, cujo diretor, Jefferson Bevilacqua, executa projetos culturais desde 1999. Seu vasto portfólio inclui shows e eventos produzidos em todo o Brasil e no exterior. Entre os principais projetos desenvolvidos estão o Conexão Cultural Tigre/ICRH, a Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere, o Circuito SCGÁS de Cinema nas Comunidades e o Circuito FMC de Cinema, todos com recursos captados via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

SINOPSES
Lixo Extraordinário (livre)
Filmado ao longo de dois anos, o filme acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a re-imaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

Peixonauta 6 – Desvendamos as Pistas (livre)
Um dos grandes sucessos do canal Discovery Kids, a série animada Peixonauta, o agente secreto que vive as mais incríveis aventuras com seus melhores amigos, Marina e Zico, no Parque das Árvores Felizes. O DVD é dividido em oito episódios: O Caso do Xereta Escondido, O Caso das Folhas Voadoras, O Caso da Grande Chuva, O Caso da Gargalhada, O Caso dos Cachorrinhos, O Caso do Presente da Marina, O Caso das Coisas que Desaparecem e O Caso dos Três Cantores.

Cocoricó Conta Clássicos (livre)
Júlio, Lilica, Caco, Zazá, Mimosa, Alípio e outros formam a turma do Cocoricó, grupo de personagens do programa infantil da TV Cultura. Juntos, eles interpretam contos famosos da literatura internacional como Rapunzel, A Bela e a Fera, O Corcunda de Notre Dame e A Cigarra e a Formiga, adaptando-os à realidade brasileira.

Eu e Meu Guarda-chuva (livre)
Em sua última noite de férias, Eugênio, um menino de 11 anos, e seu melhor amigo, Cebola, envolvem-se em aventuras inimagináveis para resgatar Frida, sua paixão e colega de escola, que foi sequestrada pelo fantasma do temível Barão Von Staffen. Nesta odisséia, Eugênio contará com a ajuda de um guarda-chuva herdado de seu saudoso avô, que lhe dará a coragem necessária para seguir em frente. O duelo final entre o Barão e Eugênio decidirá o destino de Frida e de todos eles.

O Homem do Futuro (12 anos)
João/Zero é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena, uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas, quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de alterar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado. Será que ele conseguirá acertar as coisas?

O Menino da Porteira (12 anos)
Anos 50. No vilarejo de Rio Bonito, o peão Diogo conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso, ele conhece Rodrigo, um garoto que sonha em se tornar um boiadeiro. Logo eles se tornam amigos, sendo também testemunhas das injustiças que ocorrem na região devido à ganância do major Batista, dono da Fazenda Ouro Fino. O major ordena que seus capangas chantageiem os moradores locais para que que vendam o gado pelo preço que deseja. A situação muda quando Otacílio Mendes, pai de Rodrigo, decide se rebelar, contando com a ajuda do farmacêutico dr. Almeida.

Reis e Ratos (14 anos)
Depois que um coreto de uma pequena cidade é destruído por uma misteriosa bomba no interior no Rio de Janeiro, uma cantora que seria a principal vítima descobre que o enigmático locutor Hervê Gianini foi o responsável por sua salvação. Porém, o mediúnico funcionário da rádio não fazia ideia de que estaria atrapalhando os planos de desestabilizar o Brasil, arquitetados por Troy Somerset, agente da CIA, e Major Esdras, auxiliados pelo meliante Roni Rato. Tudo isso acontecendo nos dias que antecedem o Golpe Militar de 1964.

ROTEIRO
Pouso Alegre (MG) - 4 a 8 de março
Divinópolis (MG) - 11 e 12 de março
Ipatinga (MG) – 13 a 15 de março
Camaçari (BA) – 18 a 22 de março
Junqueiro (AL) – 25 e 26 de março
Japaratinga (AL) – 27 e 28 de março
Escada (PE) – 1 a 5 de abril
Maceió (AL) – 8 a 10 de abril
Rio Claro (SP) – 15 a 26 de abril
Limeira (SP) – 2 a 4 de maio
Indaiatuba (SP) – 06 a 10 de maio
Castro (PR)– 13 a 17 de maio
Ponta Grossa (PR) – 20 a 22 de maio
Campo Largo (PR) – 23 e 24 de maio
Gaspar (SC) – 27 a 29 de maio
Joinville (SC) – 3 a 14 de junho
Pomerode (SC) – 17 e 18 de junho
Ibirama (SC) – 19 e 20 de junho
Rio do Sul (SC) – 21,22 e 24 de junho
Blumenau (SC) – 25 a 28 de junho
Paulo Lopes (SC) – 1 e 2 de julho
Imaruí (SC) – 3 a 5 de julho

Primeira Edição © 2011