Turismo quer levar Brasil a ser terceira maior economia do setor até 2022

Estratégia do ministério é aumentar interesse e condições de investimento do empresariado brasileiro na área

21/03/2013 12:27

A- A+

Ascom/MTur

compartilhar:

Brasília (DF) – O Ministério do Turismo quer levar o Brasil à condição de terceira maior economia do setor turístico mundial até o ano de 2022. Para isso, o ministro da pasta, Gastão Vieira, aponta como estratégia um trabalho a longo prazo, integrado com o empresariado brasileiro, para despertar interesse de executivos em investir no país, favorecendo um melhor ambiente empresarial.

O ministro reafirmou esta meta durante o Fórum Panrotas, terça-feira (19), em São Paulo, principal evento brasileiro no setor. Gastão lembrou que a Copa do Mundo de 2014 vai trazer um legado para o país com os investimentos federais realizados para fomentar o turismo brasileiro.

“Desde 2003, o turismo gerou US$ 5,4 trilhões no mundo. Nós já representamos o sexto maior PIB do mundo na área e podemos crescer mais”, disse o ministro. Ele acrescentou que, no mesmo período, já foram investidos R$ 10 bilhões em obras de infraestrutura em todo o país.

De olho na Copa de 2014, o Ministério do Turismo começou a articular diálogos com empresários no sentido de chegar a um acordo sobre as tarifas cobradas por hotéis e empresas aéreas nesse período. “O caminho é o entendimento, sempre. Mas não vamos tolerar abusos. A quem interessa o Brasil ser um destino internacional caro demais?”, indagou.

Além de mostrar um panorama sobre o turismo no Brasil, Gastão participou de um debate com o ministro da África do Sul, van Schalkwyk, sobre oportunidades de negócios no setor. Logo após, as duas autoridades firmaram um acordo de cooperação, onde o país africano poderá mostrar como foi sua experiência na realização da Copa, em 2010. “A parceria será fundamental para apresentarmos um evento à altura. Queremos minimizar os erros e maximizar os acertos”, declarou Gastão.

O Fórum Panrotas acontece há 11 anos e se tornou referência na área. Ele reúne os principais executivos de empresas ligadas ao turismo de todo o mundo, além de formadores de opinião. Nele são apresentados painéis com indicativos e ações desenvolvidas pelo governo e órgãos internacionais com o intuito de aumentar a circulação de turistas pelo mundo.

Primeira Edição © 2011