Justiça dá habeas corpus a estudante que atropelou ciclista na avenida Paulista

21/03/2013 15:47

A- A+

UOL

compartilhar:

A Justiça mandou soltar o estudante de psicologia Alex Siwek, 22, preso desde o dia 10, após ter atropelado o ciclista David Santos Souza, 21, na avenida Paulista, região central de São Paulo. O ciclista teve o braço arrancado no acidente.

O desembargador Breno Guimarães, da 12ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu nesta quinta-feira (21), de forma liminar, um habeas corpus a Siwek. O estudante havia sido preso em flagrante após o acidente e teve a prisão preventiva decretada na última quinta-feira (14).

Na decisão desta quinta-feira, o desembargador Breno Guimarães determinou a suspensão da carteira de habilitação de Siwek até o desfecho de seu julgamento na Justiça. O magistrado também proibiu o estudante de sair de São Paulo e determinou que ele compareça periodicamente à Justiça.

Em sua decisão, o desembargador afirma que Siwek não possui antecedentes criminais e que se apresentou de forma espontânea à polícia. 

O acidente
O acidente ocorreu na altura da estação Brigadeiro do metrô, na ciclofaixa sentido Paraíso da avenida Paulista, por volta das 5h30 do domingo (10).

Nesse horário, a ciclofaixa de lazer da avenida ainda está desativada --o horário de funcionamento da faixa exclusiva para ciclistas é das 7h às 16h, aos domingos e feriados--, mas os cones que a separam das demais já tinham sido colocados.

O motorista fugiu do local levando o braço da vítima no veículo. Posteriormente, jogou o membro no córrego da rua Ricardo Jafet, na zona sul da cidade. À polícia o motorista disse que o braço da vítima caiu dentro do carro, mas que só percebeu a presença do membro mais tarde.

Depois, Siwek se apresentou ao 3º batalhão da PM, na Saúde. Na tentativa de encontrar o braço do ciclista, os policiais refizeram, com Siwek, o trajeto realizado pelo motorista.

Primeira Edição © 2011