Encontro debate implantação de serviços para pessoas com deficiência

19/03/2013 15:12

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Instituições e setores que atuam na atendimento e na defesa de direitos das pessoas com deficiência pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) conheceram nesta terça-feira, dia 19, os serviços sociosassistenciais, Centro-Dia de Referência e Residência Inclusiva, do Plano Viver Sem Limites do governo federal. O encontro foi realizado pela Prefeitura de Maceió - através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) - em parceria com parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A ação, realizada nesta terça-feira (19) e coordenada pela Semas, visa é discutir com as instituições e apresentar as características para uma possível realização de convênio para que os serviços sejam disponibilizados na capital alagoana.

Os serviços são voltados para o atendimento às pessoas com deficiência em situação de dependência, incluídos no eixo do “Plano Viver Sem Limites” – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Instituído por meio do Decreto da Presidência da República nº 7.612, de 17/11/2011, o plano tem como finalidade promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, nos três níveis de governo, o exercício pleno e equitativo dos direitos das Pessoas com Deficiência.

No encontro, representantes do MDS conduziram a apresentação sobre o Plano Viver Sem Limites e os serviços Centro Dia e Residência Inclusiva. Elias Vieira, coordenador geral do Plano Viver sem Limites, junto com o consultor que presta acompanhamento desses serviços nos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe, Anderson Dias, explicou detalhes dessa iniciativa voltada a acessibilidade e a efetivação de ações integradas nas áreas de educação, saúde e assistência, visando assegurar autonomia e inclusão social a pessoa com deficiência.

De acordo com Deusina Lopes, técnica do MDS, a previsão é que no segundo semestre deste ano, Centro-Dia de Referência e Residência Inclusiva sejam implantados em Maceió. O Centro-Dia promove o acesso da pessoa com deficiência a tratamento terapêutico, com o acompanhamento de fisioterapeutas, psicólogos, dentre profissionais. Já o Residência Viva é uma proteção em regime de acolhimento, para deficientes sem vínculos familiares.

Estiveram presentes no encontro a secretária de assistência social, Juliana Vergetti, a diretora de proteção especial, Vânia Barros, além de representantes dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), das diversas instituições que atendem pessoas com deficiência, do Governo do Estado, Conselhos Municipal e Estadual da Pessoa com Deficiência. 

Primeira Edição © 2011