Rádio Primeira Edição - Ouça agora!

notícias > Alagoas setas

IFAL apresenta oferta de cursos do Pronatec Copa para Maragogi

18/03/2013 11:00

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Divulgação/IFAL

IFAL em Maceió

O Instituto Federal de Alagoas (IFAL), através do programa federal Pronatec Copa, está promovendo a capacitação profissional de trabalhadores para a Copa de 2014. Na última quinta-feira (14), representantes do Instituto participaram de uma reunião com membros da secretaria estadual de Turismo, Senai, Senac e Senart para apresentar as propostas de cursos para Maragogi no ano de 2013.

 Os cursos que serão ofertados pelo IFAL são os de Agente de Informações Turísticas, Agricultor Familiar, Desenhista da Construção Civil, Monitor de Recreação, Inglês Básico, Espanhol Básico e Recepcionista de Eventos. A definição foi feita com base em uma pesquisa que identificou as demandas da cidade.

 Em Alagoas, apenas Maceió e Maragogi estão habilitadas a ofertarem os cursos do Pronatec Copa, por estarem próximas a Recife, que é cidade-sede do evento, e por serem destinos reconhecidos internacionalmente e com trânsito de turistas do Mercosul.

 Para participar do programa, é preciso ter 18 anos ou mais, morar ou trabalhar em uma das 12 cidades-sede do Mundial, morar ou estar próximo a um dos 119 municípios participantes do programa. Em Maragogi, os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social do município ou as escolas da rede estadual de ensino da região Norte para realizar a pré-matrícula. Após, devem se dirigir ao câmpus do IFAL na cidade para efetivar a inscrição.

Segundo Cassio Hartmann, gestor adjunto do programa no IFAL, todos os matriculados para o Pronatec no câmpus Maragogi receberão assistência estudantil pelo governo federal, uniforme, material didático, auxílio alimentação e transporte. A previsão de início das aulas é para o dia 22 de abril.

Sobre o programa

 Em uma parceria dos Ministérios do Turismo e da Educação, o programa busca qualificar os que já trabalham com turismo e também aqueles que pretendem se profissionalizar na área. O objetivo é realizar um atendimento de qualidade aos visitantes que virão participar dos grandes eventos que o Brasil irá sediar e, assim, fortalecer a imagem do país como destino turístico.

Pelo IFAL, os cursos são ofertados desde 2012. Em dezembro do ano passado, turmas de língua estrangeira (inglês e espanhol) concluíram as aulas. Como o programa tem caráter de formação iniciada e continuada, ao longo do ano, até a realização da copa, serão ofertadas diversas oportunidades. As inscrições são abertas de acordo com a necessidade de profissionais em cada cidade. Há oportunidades para cursos de inglês, espanhol, turismo de hospedagem, eventos, recepção, entre outros. Os interessados devem acompanhar o site do Pronatec Copa, no endereço http://www.pronateccopa.turismo.gov.br/, e se informar sobre a oferta.

Os cursos são de pequena duração, geralmente de três a quatro meses, presenciais e gratuitos. Os participantes têm direito aos auxílios alimentação e transporte. No estado, além do IFAL, Senac, Senai, e Senart também participam do Pronatec Copa na oferta de cursos.

* campos obrigatórios

  • Enviar »

@primeiraedicao seta

anterior proximo
  • João Julio da Silva

    Desfile de 16 de Setembro terá dois pontos de bloqueio http://t.co/2qU6F75ut9 via @primeiraedicao

  • João Julio da Silva

    O JORNAL Jota Julio já saiu! http://t.co/tPtkgK7itp Graças a @ExtraAlagoas @gazetaweb @PrimeiraEdicao

  • Carinna Ferraz

    RT @primeiraedicao: CRB e Arapiraca farão a final do Campeonato Alagoano categoria sub-15 http://t.co/ZK1aSYZS8s

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Primeira Edição © 2011

Plus! Agência Digital