ASA é vice-campeão da Copa do Nordeste

Alvinegro não conseguiu reverter a situação e foi derrotado pelo Campinense-PB por 2 a 0 no segundo jogo da final

17/03/2013 17:12

A- A+

Marcelo Alves

compartilhar:

 

O ASA ficou com o vice-campeonato da Copa do Nordeste de 2013 após perder o segundo jogo da final por 2 a 0 para a equipe do Campinense-PB, no domingo (17), no Ernani Sátyro, em Campina Grande. Como havia perdido a primeira partida da decisão do Nordestão por 2 a 1, em partida disputada no Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, a Raposa ficou com o título da competição porque na soma dos dois jogos ficou 4 a 1 para o time campinense.

O técnico Leandro Campos deixou o ASA para assumir o time do Ceará após a conquista do vice-campeonato do Nordestão. O novo treinador do Alvinegro pode ser o Vica, que deve retornar ao ASA.

Mas além do Vica, a diretoria do ASA tem na lista de contatos os técnicos Ricardinho e Oliveira Canindé.

Os gols da vitória do Campinense-PB na segunda partida da final da Copa do Nordeste foram marcados pelos atacantes Jéferson Maranhão e Ricardo Maranhão. Jéferson Maranhão marcou a um minuto do segundo tempo da partida. Jéferson Maranhão recebeu cruzamento de Zé Paulo pelo lado direito do campo do ASA e mandou a bola de cabeça para o fundo do gol do arqueiro Gilson. Ricardo Maranhão marcou aos 34 da etapa final.

ALAGOANO
Após sua participação na Copa do Nordeste, o ASA volta novamente suas atenções para o Hexagonal do Campeonato Alagoano. O Alvinegro que estreou com derrota para o Murici por 3 a 1, no último dia 6, em partida disputada no José Gomes da Costa, em Murici, tenta nesta quarta-feira (20), às 10h30, contra o Corinhtians-AL conquistar sua primeira vitória na competição. A partida contra o Timão será disputada no Coaracy Fonseca, em Arapiraca.
Depois de encarar o Corinthians-AL, o ASA encara o CRB no sábado (23), às 15h15, como equipe mandante, só que o jogo será disputado no Nelson Peixoto Feijó, na Via Expressa, porque o Coaracy Fonseca, em Arapiraca passará por reformas visando ao Campeonato Brasileiro da Série B.

TRAJETÓRIA
Até conquistar o título da Copa do Nordeste, o ASA iniciou mal a sua trajetória rumo à taça da competição. Foram 12 jogos ao longo da competição, cinco vitórias (seis em casa e cinco fora), dois empates (em casa) e cinco derrotas (duas em casa e três fora). Das quatro derrotas, três foram na primeira fase.

Na fase de grupo, o Alvinegro que fez parte da Chave C se classificou para as quartas de final na segunda colocação com nove pontos, quatro a menos que o Vitória-BA que terminou na primeira posição. Mas para conquistar a vice-liderança do Grupo C, o time arapiraquense perdeu os três primeiros jogos e encerrou a fase dos jogos de ida do chaveamento na lanterna e ainda por cima como o pior time do Nordestão.

Já sem esperança, nos jogos de ida, o ASA venceu as três partidas de ida e conquistou a classificação para as quartas de final. Na classificação geral ficou desta forma: Vitória-BA (1º lugar com 13 pontos), ASA (2º com 9), América-RN (3º com 7) e Salgueiro (4º com 6).

QUARTAS
Nas quartas de final, o ASA encarou o ABC-RN, o primeiro colocado do Grupo A. No primeiro jogo da fase mata-mata, o Alvinegro em casa por 0 a 0. No jogo da volta, o time arapiraquense surpreendeu a equipe potiguar e venceu a partida por 2 a 1, carimbando a classificação para as semifinais.

SEMI
Já na fase semifinal, o ASA pegou Ceará e empatou o jogo por 3 a 3, na chamada partida de ida. No jogo da volta, o Alvinegro voltou a surpreender na competição e venceu o Vozão por 1 a 0, em pleno Castelão lotado. Com a vitória, o ASA não só se classificou para a final como escreveu uma nova história no futebol nacional, como a primeira equipe do interior de Alagoas a disputar uma final da Copa do Nordeste.

FINAL
No primeiro jogo da final, o ASA perdeu em casa para o Campinense-PB pelo placar de 2 a 1. Na partida de volta, o Alvinegro perdeu por 2 a 0, em Campina Grande-PB. 

Primeira Edição © 2011