Prêmio Culturas Populares recebe inscrições até o próximo dia 5 de abril

Nesta edição, prêmio vai homenagear o ator, produtor e cineasta Amácio Mazzaropi, que completaria 100 anos em 2012

14/03/2013 15:27

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC) segue, até o dia 5 de abril, com inscrições para o Prêmio Culturas Populares. Nesta edição, o prêmio, cujo edital foi publicado em novembro de 2012, vai homenagear o ator, produtor e cineasta Amácio Mazzaropi, que completaria 100 anos em 2012.

O prêmio tem como objetivo reconhecer a atuação de mestres e grupos responsáveis por iniciativas exemplares que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras. Com investimento de R$ 5 milhões, o concurso vai selecionar 350 iniciativas, sendo 170 mestres, 170 grupos/comunidades e 10 mestres in memoriam.

Podem participar do prêmio projetos que desenvolvam atividades de retomada de práticas populares e difusão das expressões populares em todas as suas formas e modos próprios, como religião; rituais e festas populares; arte popular; mitos, histórias e outras narrativas orais; processos populares de transmissão de conhecimentos; medicina popular; alimentação e culinária popular; pinturas, desenhos, grafismos e outras formas de artesanato e expressão plástica; escritos; danças dramáticas e audiovisual, dentre outros.

As inscrições podem ser realizadas pela internet ou por via postal, sendo necessário, em ambos os casos, encaminhar a documentação e anexos exigidos pelo edital. Mais informações e edital disponíveis em http://www.cultura.gov.br/culturaviva/premio-culturas-populares-2012/.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) estará orientando, por meio da Superintendência de Identidade e Diversidade Cultural, as pessoas interessadas em participar do edital. Mais informações pelo telefone 3315-7873.

Primeira Edição © 2011