Suplementos nutricionais. Usar com orientação!

14/02/2013 07:59

A- A+

Redação

compartilhar:

 

     Atualmente, as pessoas estão cuidando mais e melhor do corpo e da alma, cuidados esses fundamentais para quem deseja ter uma qualidade de vida e uma alto estima elevada. Porém, alguns homens e mulheres, de diversas faixas etárias e classes sociais distintas, querem que os resultados apareçam o mais rápido possível e com isso não conseguem respeitar o tempo que nosso corpo pede para dar os resultados desejados, assim buscam alternativas, muitas vezes arriscadas, quando feitas sem a orientação de um profissional, que podem levar a riscos à saúde.
   

    Um dos casos mais observados são os usos de Suplementos Nutricionais usados para praticantes de atividade física, que possuem diversos tipos, marcas (nacionais ou importadas), preços e são comprados facilmente em lojas. Esses suplementos são interessantes e muitas vezes importantes para complementar a alimentação de quem deseja ganhar massa magra (músculos) ou de quem pratica uma atividade com um gasto calórico elevado e precisa repor as energias em momentos estratégicos, seja em treinamentos ou em competições. Contudo, esses suplementos têm dosagens individuais, prescritas de acordo com a necessidade do indivíduo e que devem ser usados em horários programados para dar o efeito desejado sem provocar alterações indesejadas para quem o está consumindo.
   

     Porém, muitas vezes o seu uso é indicado por profissionais que não são da área da nutrição, como vendedores, amigos, internet, profissionais de outras áreas, que provavelmente não estudaram sobre os efeitos desses suplementos no organismo e que se caso aconteça algo com a saúde de quem está fazendo uso dos mesmos por sua indicação, essas fontes “rápidas e/ou acessíveis” provavelmente não tomarão para si a responsabilidade sobre essas pessoas e também não saberão como reverter os possíveis efeitos colaterais observados nas mesmas. Lembrando que essas mesmas fontes podem ainda influenciar o indivíduo a utilizar anabolizantes, que também são acessíveis através dessas pessoas e que trazem sim um efeito para o corpo, porém não vale o preço causado pelos seus efeitos colaterais, podendo futuramente até mesmo trazer doenças graves, como tumores.
   

    Por tanto, é importante ter a consciência de que o caminho mais curto nem sempre é o melhor, e que a busca das informações através de um profissional devidamente capacitado e especializado na área é de fundamental importância para buscar os efeitos desejáveis sem danificar a saúde.

 

 

 

                   Karla Tenório.
 

Primeira Edição © 2011