Ministério do Turismo visitará cidades-sede da Copa das Confederações

Medida tem como objetivo realizar articulações com empresariado e governos para agilizar obras

05/02/2013 15:53

A- A+

Ministério do Turismo

compartilhar:

Brasília (DF) – O Ministério do Turismo vai visitar ainda em fevereiro as seis cidades-sede da Copa das Confederações, com o objetivo de articular junto ao empresariado e aos governos municipais e estaduais a conclusão das obras de preparação para o evento e para a Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, ao abrir a primeira reunião de Planejamento para a Copa das Confederações e Copa do Mundo com os novos representantes dos governos municipais, na manhã desta terça-feira (05.02), no auditório do MTur, em Brasília.


“Essa reunião tem grande significado e importância muito forte”, afirmou o ministro aos secretários e assessores dos órgãos municipais e estaduais de Turismo e para a Copa de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador presentes à reunião. “Estamos aqui para alinharmos os nossos sentimentos. Queremos fazer o Brasil abraçar a Copa e vibrar junto conosco”, completou o ministro.

A ideia é garantir que as obras que já tiveram recursos empenhados em 2012 sejam executadas em tempo hábil, para que não haja desperdício de dinheiro. A legislação hoje determina o cancelamento das obras que não sejam licitadas no prazo previsto. “Vocês são nossos parceiros na escolha de qual face de nosso país queremos apresentar ao mundo. Sabemos que os desafios são muitos, mas também temos a certeza de que conseguiremos vencê-los”.

O secretário-executivo do MTur, Valdir Moysés Simão, acrescentou que em 2012 foram empenhados R$ 113,1 milhões para obras de infraestrutura turística nas cidades-sede da Copa, mas nenhuma obra teve início até agora. A verba prevista para esta finalidade este ano é de R$ 84 milhões. “Precisamos fazer com que essas obras sejam iniciadas, por isso fazemos esse apelo aos senhores e senhoras. Estamos na reta final de planejamento e esse alinhamento é importante”, concluiu Valdir. Também participaram da abertura da reunião a secretária-executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires, o chefe-de-gabinete da Embratur, Paulo Guilherme Araújo, os secretários substituto de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Carlos Henrique Sobral, e de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.

Na parte da manhã, os novos dirigentes municipais de Turismo e Copa das seis cidades receberam orientações dos técnicos do MTur sobre temas como acomodação, qualificação dos prestadores de serviço turísticos e infraestrutura turística. Fizeram explanações sobre os programas do Ministério relacionados à Copa dirigentes do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo, Departamento de Estudos e Pesquisas, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo e Departamento de Infraestrutura Turística.

Primeira Edição © 2011