Estilistas da Cantão se reúnem com associações de artesãs alagoanas

05/02/2013 15:48

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Surpreendente. Esta palavra define bem a opinião das estilistas Lanza Mazza, Georgia Buckley e Nanda Motta da marca Cantão sobre o bordado filé. Elas estão em Maceió para fazer um trabalho de pesquisa e estudo sobre o trabalho manual, com a possibilidade de inserir o bordado alagoano na coleção de alto verão.

Para entender mais sobre o bordado as estilistas participaram de uma reunião nesta terça-feira (5), no Sebrae onde foi apresentado o projeto de Identificação Geográfica (IG) do filé das Alagoas, que significa o registro do saber coletivo junto à Instituição Nacional de Propriedade Intelectual.

A consultora de design do Sebrae, Marta Melo, explicou que há quatro anos a instituição vem trabalho IG junto às associações das artesãs das cidades de Maceió, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. “No século 19 Thomaz Espínola já citava o bordado de filé em Alagoas, e este trabalho manual existe até hoje, é uma tradição das regiões da lagoas (Mundaú e Manguaba). Toda casa de alagoano tem algum peça do bordado. O registro IG vai certificar de que o bordado do filé é um patrimônio de Alagoas e ao mesmo é instrumento de desenvolvimento e valorização do mercado”, disse Marta.

A estilista Lanza Mazza disse que está encantada com a riqueza do bordado de filé. “Nesse primeiro momento estamos conhecendo o produto, mas já percebo que podemos usar detalhe do bordado nas roupas agregando valor.. Começamos um namoro”, contou a estilista que também teve um encontro com as artesãs.

A secretaria Municipal de Promoção do Turismo, Claudia Pessôa, que também participou da reunião, considerou que o olhar comercial e a expertise do mercado das estilistas é um reconhecimento importante para o filé. “Participamos dessa articulação junto com o Sebrae, porque enxergamos uma oportunidade de negócio para as bordadeiras e ao mesmo tempo uma valorização do trabalho manual”, reforçou Claudia Pessôa, que levou sua coleção pessoal de filé do Pontal da Barra para as estilistas apreciarem as criações das artesãs.

Para a gerente da Unidade de turismo, artesanato e cultura do Sebrae, Vanessa Fagá, este encontro das artesãs e estilistas é uma oportunidade muito rica de troca de experiências e vivencia com o artesanato. “O projeto IG trouxe um maturidade para as artesãs na área comercial e este contato do Cantão com as artesãs será importante para decidir a viabilidade do bordado (preço, prazo) na coleção da marca brasileira”, disse Vanessa.

Nesta quarta-feira (06) as estilistas da marca Cantão vão conhecer o bairro do Pontal da Barra e a cidade de Marechal Deodoro. Elas também mantiveram contato com as artesãs de Coruripe (palha de ouricuri) e Batalha (couro).

No segundo momento as estilistas vão estudar a viabilidade econômica do artesanato alagoano na nova coleção da marca brasileira que pela primeira vez visitam Maceió para conhecer a riqueza e a diversidade de pontos do bordado filé.

Primeira Edição © 2011