Rádio Primeira Edição - Ouça agora!

notícias > Maceió setas

Projeto do Santuário João Paulo II, no ‘papódromo’, só depende do governo

Vereadora Simone Andrade denuncia degradação do espaço e apóia proposta do arcebispo dom Antônio Muniz

28/01/2013 09:12

A- A+

Jornal Primeira Edição

compartilhar:

Divulgação

Em visita ao local da missa papal, Simone Andrade criticou estado de degradação e apoiou projeto da Arquidiocese

A construção de um santuário com o nome do papa João Paulo II, na área hoje abandonada do assim chamado ‘papódromo’, no Conjunto Virgem dos Pobres, projeto já anunciado pela Arquidiocese de Maceió, só está dependendo da cessão do terreno pelo governo do Estado.
O espaço, onde foi erigido o altar para a celebração de missa campal por João Paulo II, em 1991, está completamente degradado, servindo para deposição de lixo e entulhos, além de utilizado como refúgio de marginais e viciados em drogas.

Em franco apoio ao projeto arquidiocesano, a vereadora Simone Andrade (PTB) solidarizou-se com o líder da Igreja Católica em Alagoas, o arcebispo dom Antônio Muniz, e decidiu apelar ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) no sentido de que ajude a viabilizar a edificação do Santuário João Paulo II.

Divulgação

Dom Antônio Muniz quer construir sant...

Através de requerimento dirigido ao governador, ela lembra que em viagem ao Brasil, em 1991, o papa João Paulo II veio a Maceió e celebrou missa campal naquela área do Conjunto Virgem dos Pobres, onde milhares de fiéis se concentraram para ouvir a mensagem de Sua Santidade.

- O espaço da celebração ficou sendo chamado (indevidamente, claro) de ‘papódromo’ e, passados esses 22 anos, sem manutenção e sem restauração, transformou-se em terreno baldio, refúgio de marginais e viciados em drogas, além de usado para deposição de lixo e entulhos – denuncia Simone Andrade em seu documento.

Com a notícia da beatificação de João Paulo II (etapa inicial para canonizá-lo e consagrá-lo santo) – acrescenta ela – a Arquidiocese de Maceió determinou-se a construir o Santuário de João Paulo II, exatamente na área degradada e abandonada onde ele em vida oficiou missa.

Simone salienta que, “como parte dos preparativos nesse sentido, nos últimos três anos o arcebispo metropolitano, dom Antônio Muniz, vem celebrando missas, regularmente, sempre no dia 1º de cada mês, no espaço onde pretende edificar um centro de romaria cristã em homenagem a um dos papas mais populares e venerados da milenar história do catolicismo”.

- Assim – enfatiza o texto da vereadora – considerando que o preconizado Santuário representa não apenas um projeto justo e plausível de nossa Arquidiocese, mas também o anseio de milhares de católicos de nossa terra, e que a área objeto do pleito pertence ao Estado, peço ao governador Teotonio Vilela que, junto com sua Gestão do Patrimônio Estadual, estude com empenho e com sua sensibilidade de cristão, a possibilidade de ceder à Igreja Católica o espaço em referência, para que ali seja construído o Santuário Papa João Paulo II.

Divulgação

Papa João Paulo II já foi beatificado...

A vereadora lembra que, no caso da solicitação em estudo, a cessão pode ser feita através de comodato ou doação, a exemplo do que o Governo do Estado já fez com o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, a quem cedeu imóvel para sua sede na Av. Assis Chateaubriand, e com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Alagoas, que ganhou um terreno também destinado à construção de sua sede, no bairro de Jacarecica.

- Cabe ainda lembrar – afirma Simone Andrade – que, além do sentido puramente sócio-religioso, o projeto da Arquidiocese Maceioense transformará o espaço reivindicado em centro de peregrinação capaz de atrair romeiros e turistas, não somente de Alagoas, mas igualmente de estados vizinhos. Ou seja, o Santuário João Paulo II, além de resgatar um terreno em franca degradação, se constituirá também em importante atração turística de nossa capital.

* campos obrigatórios

  • Enviar »

@primeiraedicao seta

anterior proximo
  • João Julio da Silva

    O JORNAL Jota Julio já saiu! http://t.co/wG2hCZYkEX Graças a @PrimeiraEdicao

  • Geraldo Câmara

    Mude sua posse, Renan Filho! http://t.co/WeBaGejOYk via @primeiraedicao

  • Missicley santos

    Quando é pra aumentar o salário mínimo né! @CamaraDeputados @Agencia_Senado @alemtemporeal @PrimeiraEdicao http://t.co/OhPIOzw0Mv

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Primeira Edição © 2011

Plus! Agência Digital