Serviços turísticos serão fiscalizados nos litorais

25/01/2013 07:57

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Durante a alta temporada, os órgãos responsáveis pela fiscalização e legalidade dos serviços turísticos em Alagoas intensificam as ações nos litorais.

Hoje, 25, a ação que acontece em parceria entre o CADASTUR, Sindicato dos Guias Turísticos de Alagoas e DER, foi realizada na Praia da Sereia, região da Costa dos Corais, que compreende o Litoral Norte do Estado. O litoral Sul foi fiscalizado na manhã de ontem, 24.

A atuação é realizada durante todo o ano e intensificada nos períodos de alta temporada. Desde dezembro de 2012, a ação vem atuando no Porto de Maceió – devido à temporada de cruzeiros marítimos-, na orla da praia de Pajuçara, onde o fluxo de turistas é frequente, e também nas rodovias.

Segundo a secretária adjunta de Estado do Turismo, Raquel Tenório, o objetivo da ação é orientar os prestadores de serviços turísticos, como locadoras, agências e operadoras a atuarem na legalidade. “A fiscalização acontece para orientar e educar, visando regularizar as empresas e guias de turismo que ainda não fizeram o seu cadastro no órgão delegado do Ministério do Turismo – Cadastur. Pretende, ainda, detectar a prática irregular de transporte receptivo”, explica a secretária.

Segundo a coordenadora do Cadastur/AL, Rosário Passos Lima, esse trabalho que a Setur vem realizando é de fundamental importância, pois, além de promover a legalização dos serviços turísticos, traz conforto e segurança aos visitantes em passagem por Alagoas, acrescentando que o Sindicato dos Guias (Singtur) apoia essa iniciativa.

Rosário destaca que o cadastro é obrigatório, conforme disposto nos artigos 21 e 22 da Lei do Turismo nº 11. 771 / 2008. “Queremos regularizar as empresas e profissionais – guias de turismo - que ainda não possuem o cadastro (ou estão com o cadastro vencido) no Ministério do Turismo (CADASTUR-MTur)”, garantiu.

A regularização é gratuita. A empresa ou profissional podem efetuar um pré-cadastro pelo site do Ministério do Turismo: www.cadastur.turismo.gov.br. De posse do formulário e documentação exigida (original e xerox) devem se dirigir à Coordenação Regional de Serviços Turísticos/SETUR-AL, para a homologação do cadastro e liberação do certificado. O site da SETUR/AL, www.turismo.al.gov.br, traz mais informações e orientações.

Além da obrigatoriedade, existem vantagens e oportunidades para quem se cadastrar, como: visibilidade, fazer parte do banco de dados no Site Cadastur /MTur, tornar-se fonte de consulta para turistas que buscam serviços turísticos de qualidade - além de acesso à linha de crédito, participação em eventos e programas de qualificação realizados pelo MTur e pela Embratur.

As atividades do CADASTUR – que estão inseridas como marcos críticos do programa de governo “Alagoas Tem Pressa”, nas ações estruturantes para o desenvolvimento do turismo e fomento da atividade no Estado - continuam durante os próximos meses.

 

Primeira Edição © 2011