Perspectivas são as melhores para o turismo alagoano em 2013

ABIH-AL faz primeira reunião do ano com associados e traça algumas ações

24/01/2013 07:10

A- A+

Divulgação

compartilhar:

“Este ano vamos aproveitar todas as oportunidades para manter Alagoas em primeiro lugar no ranking do turismo nacional”, assim o presidente da ABIH-AL, Glênio Cedrim começou a primeira reunião do ano com os associados da entidade e as secretarias de turismo de Maceió (Semptur) e Alagoas (SETUR-AL). Para o empresário, apesar de 2012 ter sido um ano difícil, com a economia estagnada, o trabalho focado e integrado da hotelaria com a iniciativa pública no planejamento e execução de ações de marketing e investimentos fez com que Alagoas se posicionasse no mercado turístico como o primeiro destino, ultrapassando as famosas cidades de Porto Seguro, Natal e Fortaleza.

A temporada de verão 2012/2013 está chegando ao fim com números crescentes. Segundo dados da ABIH-AL, houve um aumento de 6 a 7% no fluxo hoteleiro, comparado ao ano anterior. “Esse número é bastante significativo, lembrando que a oferta de leitos cresceu em mais de 3.400 unidades neste período. Conseguimos aumentar a oferta com qualidade e a demanda aquecida”, ressalta Glênio.

O momento agora é de pensar nos próximos meses, para executar ações visando também a Copa de 2014, que vai atrair milhares de turistas para o Nordeste brasileiro. A perspectiva é que Maragogi seja uma cidade ‘apoio’ de Recife, durante a Copa, assim como Porto de Galinhas. Por isso, o esforço de marketing e divulgação será ainda maior com a campanha ‘ As Praias da Copa’, realizada em parceria entre as instituições e trade. Os destinos prioritários a serem trabalhados são do litoral de Maragogi a Barra de São Miguel, mas todos os outros circunvizinhos serão beneficiados.

O trabalho da ABIH-AL e secretarias de Turismo será realizar a melhoria na estruturação de bairros e cidades turísticas como Ipioca, em Maceió, Marechal Deodoro, praia do Francês e Barra de São Miguel, em itens como capacitação, sinalização turística e infraestrutura, para atender os turistas cada vez mais exigentes; além de divulgar durante todo o ano em mais de 50 eventos que participam no Brasil e exterior. Ações de marketing como famtour e press trips também estão previstos durante todo o ano.

Para a secretária de Turismo de Maceió, Cláudia Pessoa, o trabalho em parceria continua em 2013, com perspectivas positivas para os próximos anos. “O que pudermos fazer pelo nosso turismo, iremos fazer”, afirma.

“Vamos fortalecer ainda mais o destino Alagoas nos mercados emissores de turistas, continuar o trabalho de divulgação e promoção, além das articulações para melhoria da malha aérea e consolidar a sinergia entre as pastas do Estado, estimulando mais obras de infraestrutura turística”, afirmou Raquel Tenório, secretária adjunta de Estado do Turismo.

Novos associados a ABIH-AL também esperam que o crescimento continue. O diretor do empreendimento ILOA, inaugurado recentemente na Barra de São Miguel, Felipe Cavalcante, ficou animado com o planejamento de 2013 e elogiou o trabalho realizado pela entidade e trade. “É de fundamental importância o trabalho desenvolvido pela ABIH, tanto na divulgação do destino, como da articulação institucional do setor. Vamos analisar o perfil dos eventos deste ano para podermos participar”. O ILOA inaugurou sua primeira fase com 64 unidades habitacionais e até o fim de 2013 serão 152, no total.

Hotelaria premiada

O trabalho da hotelaria alagoana tem rendido bons frutos. O hotel Radisson Maceió e Salinas de Maragogi estão entre os 25 melhores do Brasil segundo o site TripAdvisor na premiação “Escolha dos Viajantes”. A eleição é feita pelo próprio internauta que conhece os meios de hospedagem e indica para o site.

Considerado um dos sites de maior credibilidade do setor, o TripAdvisor fornece recomendações para hotéis, resorts, pousadas, férias, pacotes de viagem, pacotes de férias e guias de viagem. Em Alagoas, o Salinas de Maragogi ocupou o terceiro lugar e o Hotel Radisson Maceió o sexto lugar. Já na categoria LUXO, o quarto lugar ficou para o Kenoa - Exclusive Beach Spa & Resort (Barra de São Miguel, AL). Entres as pousadas, as melhores foram Pousada do Caju, em São Miguel dos Milagres, e em terceiro lugar a Pousada Amendoeira.
 

Primeira Edição © 2011