EUA esperam transição democrática e transparente na Venezuela

10/01/2013 15:26

A- A+

Uol

compartilhar:

Os Estados Unidos esperam que qualquer transição política na Venezuela seja democrática e transparente, e inclua todos os venezuelanos, declarou nesta quinta-feira a porta-voz do departamento de Estado Victoria Nuland.

Washington, que tem mantido contatos diretos com o governo de Hugo Chávez, fez ofertas concretas para melhorar a relação bilateral, mas ainda é cedo para avançar neste processo, destacou Nuland.

O governo venezuelano realiza nesta quarta-feira, em Caracas, uma grande manifestação de apoio a Chávez - hospitalizado em Cuba após ser operado para retirar um câncer - no dia em que deveria tomar posse para seu terceiro mandato consecutivo.

"Qualquer que seja a transição, tem que ser produto de decisões e ações dos próprios venezuelanos, e precisa ser transparente, clara, democrática", explicou Nuland sobre a ausência de Chávez. "Como todos, estamos esperando para ver o próximo passo" no processo político venezuelano.

"Trocamos algumas ideias sobre como melhorar nossa relação", comentou Nuland. "Mas nosso sentimento neste momento é que estão muito ocupados com seus assuntos internos e vamos aguardar".

O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, confirmou que manteve contatos telefônicos com a responsável da diplomacia americana para a América Latina, Roberta Jacobson.

Os dois países não tem embaixadores nas respectivas capitais desde o final de 2010, quando o nomeado para assumir a representação diplomática americana em Caracas, Larry Palmer, teve o nome rejeitado por Chávez. Washington reagiu retirando o visto do embaixador venezuelano, Bernardo Alvarez.

Primeira Edição © 2011