Angra dos Reis ainda enfrenta falta de luz após chuvas e inundações

09/01/2013 15:35

A- A+

Terra

compartilhar:

A prefeita de Angra dos Reis, no litoral sul fluminense, Conceição Rabha, se reuniu nesta quarta-feira com representantes da distribuidora de energia Ampla para tentar restabelecer completamente o fornecimento de luz, interrompido com o temporal da semana passada. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, vários pontos do município permanecem sem energia elétrica.

No final da tarde, a Ampla informou que foi restabelecido o fornecimento de energia em todos os bairros atingidos pelas fortes chuvas do último dia 2. Bairros afetados por temporal ocorrido na última segunda-feira, no entanto, ainda não tiveram o serviço normalizado.
Segundo a Ampla, suas equipes de emergência foram reforçadas por 200 profissionais, entre eletricistas, técnicos e engenheiros, para atender aos moradores das regiões afetadas pelo temporal da semana passada. De acordo com a concessionária, a prioridade agora é o restabelecimento da luz nos locais atingidos pelas chuvas desta semana.

Amanhã, a prefeita de Angra dos Reis estará na cidade do Rio para reuniões com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortez. Os encontros terão como objetivo a discussão de medidas para prevenir e amenizar o impacto de eventuais enchentes.

Também será pedido um mapa atualizado das áreas de risco do município. Outra questão abordada pela prefeitura foi a situação do Hospital da Japuíba, um dos principais pontos de atendimento da cidade, onde a situação é considerada crítica.

As instalações foram atingidas pela chuva e estão precisando de manutenção. Um raio danificou a fachada e o telhado, devido ao mau funcionamento do para-raios. Além disso, a estrutura apresenta problemas de construção e conservação. Várias alas da unidade ficaram inundadas devido à falta de drenagem adequada. A água da chuva que caiu no terraço invadiu corredores e molhou equipamentos hospitalares ainda estocados nas caixas.

A prefeitura ainda trabalha na conclusão do relatório de danos e investimentos demandados pelas chuvas, mas já sabe que precisará de pelo menos R$ 77 milhões para a conclusão de obras emergenciais de contenção de encostas.

Primeira Edição © 2011