BBC Brasil
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O cantor e compositor britânico David Bowie lançou uma nova canção - a primeira em uma década - após anos de silêncio e especulação.
O lançamento de Where Are We Now se deu nesta terça-feira, o mesmo dia em que Bowie completou 66 anos.
A música pode ser baixada pela internet, onde é possível também assistir a seu vídeo.
O single antecede o próximo disco de Bowie, The Next Day, que deverá ser lançado em março.
Bowie não se apresenta ao vivo desde 2006 e desde então foi visto poucas vezes em público. Seu último disco é Reality, datado de 2003.
A nova faixa foi gravada em Nova York, onde Bowie reside, e produzida pelo colaborador de longa data do cantor, Tony Visconti, com quem trabalhou em clássicos como The Man Who Sold the World, Scary Monsters, Low e Heroes.
'Artista de verdade'
Para John Wilson, apresentador do programa cultural Front Row da Radio 4, da BBC, o lançamento foi uma ''surpresa genuína''.
''Ele é um artista de verdade. Não lança discos (simplesmente) porque é hora de lançar mais um disco. Ele os lança porque tem algo a dizer.''
Where Are We Now? é uma balada simples e sem firulas, na qual Bowie canta em tom melancólico sobre um tema de piano que vai sendo construído lentamente.
A música traz várias referências à cidade de Berlim, onde Bowie e Visconti produziram uma trilogia de álbuns aclamados, Low, Heroes e Lodger, na década de 1970.
A letra faz referências a locais de Berlim, como Potsdamer Platz e Nuremberg Strasse, lugares que ele visitou quando gravou esses discos.
A capa do disco, que já pode ser vista no iTunes, é uma versão alterada da capa de Heroes, sugerindo uma ligação do novo disco com a chamada 'Trilogia Berlinense'.
O lançamento causou furor no Twitter, com diversos artistas e fãs exaltando a nova canção.
O filho de Bowie, o diretor de cinema Duncan Jones, se derreteu em elogios:
''Seria incrível se vocês todos puderem espalhar a notícia sobre o disco do pai. O primeiro em dez anos e é dos bons!''
O vídeo de Where Are We Now? foi dirigido pelo artista multimídia e autor de instalações Tony Oursler.
O clipe traz referências ao período do cantor em Berlim e mostra o rosto de Bowie projetado no corpo de um boneco. O rosto de uma mulher é projetado no boneco ao lado dele.
Primeira Edição © 2011