Vinícius Palmeira quer "acarinhar o turista" com folguedos

Giro dos Folguedos leva cultura popular para maceioenses e turistas que frequentam a orla de Maceió aos sábados

05/01/2013 14:32

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

A invasão das cores e dos sons dos folguedos alagoanos foram bem recebidos pelo maceioense e pelos turistas que estão na orla da cidade nesta sábado (5), quando se inicia a ação intitulada Giro dos Folguedos, promovida pela Fundação Municipal de Ação Cultura (FMAC), em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (SEMPTUR). 

Para o novo presidente da fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC), Vinícius Palmeira, a novidade deu certo. “Hoje estamos avaliando a receptividade e já deu para perceber que deu certo! Nossa intenção é mostrar ao turista que Maceió não é só sol e mar, mas também cultura popular. Queremos acarinha-los com essa saudação”, afirma.

De acordo com uma das produtoras, Filomena Félix, o Giro dos Folguedos acontece nos Thayanne Magalhães sábados de janeiro e vai das 16 às 18 horas, se estendendo em cinco tablados espalhados pela orla. “São dez grupos em alternância, circulando entre as pessoas. O projeto já é um sucesso no primeiro dia, onde vemos o entusiasmo das pessoas que estão assistindo”.

Nesta primeira edição do Giro dos Folguedos se apresentam os grupos de Bumba Meu Boi Vingador, Águia e Trovão; o Afoxé Ojum Omim Omorewá e o Afoxé Odo Yá; o Guerreiro Padre Cícero, do Mestre André e o Grupo de Guerreiro Pedro Teixeira; o Coco de Roda Reviver; e os Maracatus do Coletivo AfroCaeté e Corte de Airá, de Doté Elias.

O prefeito Rui Palmeira (PSDB) também apareceu para prestigiar a manifestação popular. “Esse projeto é importante para a valorização da cultura popular, do nosso folclore”.
 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011