Último capítulo das eleições dos EUA: Congresso ratifica presidência de Obama

04/01/2013 14:58

A- A+

Uol

compartilhar:

As eleições presidenciais norte-americanas chegaram ao fim nesta sexta-feira: após a votação do Colégio Eleitoral em dezembro, o Congresso se reuniu para contar os 538 votos dos grandes eleitores e proclamar Barack Obama como vencedor oficial, uma formalidade indispensável.

A lei eleitoral norte-americana prevê longos prazos entre a votação dos cidadãos - a primeira terça-feira de novembro, a dos grandes eleitores escolhidos na ocasião - na primeira segunda-feira seguinte a segunda quarta-feira de dezembro - e a proclamação dos resultados pelo Congresso, reunido em sessão conjunta de ambas as câmaras nesta sexta-feira.

Barack Obama e seu vice-presidente, Joe Biden, foram obviamente proclamados vencedores, um resultado conhecido desde a noite de 6 de novembro, mas oficializado mais tarde, já que a eleição presidencial norte-americana é indireta.

Em cada um dos 50 estados da União, assim como na capital, Washington (DC), os norte-americanos só escolheram os 538 grandes eleitores: 332 representando Barack Obama e 206, Mitt Romney.

O número de grandes eleitores de cada estado depende da população.

No dia 17 de dezembro estes grandes eleitores deram seu voto. Cerca da metade dos estados eram legalmente obrigados a votar no candidato que representavam, mas na outra metade, não. Contudo, é muito raro que um grande eleitor mude de candidato ou se abstenha.

Esses votos de 17 de dezembro foram os que o Congresso contou nesta sexta-feira, após abrir os envelopes dos 50 estados norte-americanos e o da capital.

Barack Obama fará o juramento como presidente no dia 20 de janeiro durante uma cerimônia privada e tomará posse no dia 21, em uma imensa cerimônia pública ao ar livre, ao pé do Capitólio, em Washington.

Primeira Edição © 2011