Sony cria tecnologia para bloquear jogos usados. Novo PlayStation sai este ano

04/01/2013 15:21

A- A+

Ne10

compartilhar:

A Sony planeja bloquear jogos usados em seu console, o PlayStation. A empresa registrou uma patente que irá travar mídias que já tenham sido usadas em outro videogame.

Com isso, os discos de jogos terão uma tag que grava dados do equipamento, fazendo com que apenas funcionem com um único console. Na prática, quem utilizar primeiro será o único dono do jogo.

A notícia não pegou bem para a Sony. Fóruns na internet sobre games e usuários nas redes sociais já começaram a reclamar. Ainda que a patente seja pública, a Sony não deu nenhuma declaração oficial. Mas, também pode não utilizar.

É que muitas empresas, como Apple, HP e outras, registram patentes para garantir o domínio da tecnologia ou método, mas nem sempre a utilizam em escala industrial. Caso seja verdade, esse bloqueio de jogos usados vai prejudicar diversas lojas que vendem títulos usados. Sem falar nas locadoras, que teriam a morte decretada.

PS4 vindo aí?

A Sony marcou um evento oficial chamado Destination PlayStation entre os dias 25 e 28 de fevereiro. A expectativa é forte para que a empresa faça o anúncio do novo console, o PS4. É possível que ele venha com esse bloqueio de jogos usados. Não sabemos ainda o que acontecerá com as versões anteriores do videogame.

A compatibilidade é outro mistério. Atualmente, o PS3 não roda jogos do PS2. Pode ser que a pressão dos desenvolvedores de games faça com que a Sony decida permitir o uso de jogos antigos no novo console.

Adeus, PS2

Depois de encerrar a fabricação do PS2 no Japão, o fim dos estoques do videogame deve pôr fim a um dos mais antigos consoles ainda à venda. Ele durou 12 anos e alcançou 150 milhões de unidades vendidas.

Ainda hoje, muitos jogos eram lançados para o PS2. O último, Final Fantasy XI: Seekers Of Adoulin, uma expansão da série, será lançado em março. Ao todo, são cerca de 11 mil jogos. No Brasil, ainda é possível encontrá-lo nas lojas, por cerca de R$ 400.
 

Primeira Edição © 2011