Menina paquistanesa baleada por talibãs tem alta na Inglaterra

04/01/2013 07:00

A- A+

EFE

compartilhar:

A menina paquistanesa Malala Yousafzai, que ficou ferida após ser atacada em seu país em outubro pelos talibãs por defender a educação feminina, recebeu alta nesta sexta-feira do hospital da Inglaterra onde estava internada.

Segundo informou hoje a 'BBC', Malala deixou o hospital Queen Elizabeth de Birmingham, centro da Inglaterra, mas continuará em um programa de reabilitação após ser atendida com graves ferimentos na cabeça quando foi atacada.

A jovem, de 15 anos, viverá com sua família na região de West Midlands, centro da Inglaterra, acrescenta a rede.

Os médicos do hospital de Birmingham haviam informado ontem que a adolescente será submetida a uma cirurgia reconstrutiva 'no final do mês ou no início de fevereiro'.

Malala foi agredida em 9 de outubro pelos talibãs no Paquistão quando voltava da escola para casa.

A jovem ativista foi transferida em um avião ambulância de Islamabad ao hospital inglês, onde foi atendida desde então.

O diretor do centro médico, Dave Rosser, informou hoje no comunicado que a menina será submetida a uma cirurgia de reconstrução do crânio como parte de sua recuperação em longo prazo.

Malala, que levou dois tiros dos talibãs, um na cabeça e outro no pescoço, pode ficar permanentemente no Reino Unido, onde seu pai recebeu um cargo no consulado do Paquistão em Birmingham.

Tanto o pai da jovem, Ziauddin Yousafzai, como Malala, foram alvo de ameaças de morte por parte dos talibãs desde que houve o ataque.

Primeira Edição © 2011