Mauritânia proíbe uso de sacolas plásticas

03/01/2013 06:32

A- A+

BBC Brasil

compartilhar:

O governo da Mauritânia decidiu proibir o uso de sacolas plásticas, para proteger o meio ambiente e preservar animais e peixes.

Mais de 70% dos bois e ovelhas mortos na capital do país, Nouakchott, morrem após ingerir sacolas plásticas, afirmou à BBC Mohamed Yahya.

Com a implantação da medida, quem fabricar o produto poderá ser preso por até um ano.

O plástico corresponde a um quarto das 56 mil toneladas de lixo produzido anualmente em Nouakchott, segundo estatísticas do país.

O responsável pela organização de proteção ao consumidor da Mauritânia, Mocttar Ould Tauf, elogiou a medida, segundo a agência de notícias Efe.

Ele disse que a nova lei era 'particularmente importante' dado o impacto negativo das sacolas plásticas para o meio ambiente, para os animais e para as espécies marinhas.

O ministro do Meio Ambiente do país, Amedi Camara, afirmou que praticamente todo o lixo proveniente de sacolas plásticas não é 'coletado e permanece, portanto, no meio ambiente - terra e mar - onde é ingerido frequentemente por espécies marinhas e por rebanhos, provocando a sua morte'.

O governo, organizações não-governamentais e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) têm promovido o uso de novas sacolas biodegradáveis, informou a agência estatal do país.

Segundo Camara, 'qualquer um que use, fabrique ou importe sacolas plásticas poderá ser multado e condenado a um ano de prisão'.

Vários países da África, incluindo Ruanda, já proibiram o uso do produto.

Primeira Edição © 2011