Grã-Bretanha rejeita carta de Kirchner sobre Malvinas

03/01/2013 06:32

A- A+

BBC Brasil

compartilhar:

O governo da Grã-Bretanha rejeitou uma carta aberta da presidente argentina, Cristina Kirchner, exigindo que Londres inicie negociações para passar a Buenos Aires o controle sobre as Ilhas Malvinas.

A carta foi publicada nesta quinta-feira como anúncio publicitário no jornal britânico The Guardian.

Na carta, dirigida ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, e copiada para o secretário-geral da ONU, Ban ki-Moon, Kirchner pede que as autoridades britânicas acatem uma resolução de 1965 da ONU pedindo uma revisão do status das ilhas, que a Grã-Bretanha vê como parte de seu território ultramarino.

A presidente atribui na carta o controle de Londres sobre as ilhas ao colonialismo britânico do século 19.

'Os argentinos das ilhas foram expulsos pela Marinha Real (britânica), e o Reino Unido subsequentemente iniciou um processo de assentamento populacional similar ao adotado em outros territórios sob domínio colonial', disse Kirchner.

'Desde então, a Grã-Bretanha, a potência colonial, tem se recusado a devolver os territórios à República Argentina, impedindo a restauração de sua integridade territorial.'

Autodeterminação

Em resposta, o governo britânico, que chama o arquipélago de Falklands, alegou que não haverá negociações sobre a soberania das ilhas enquanto a população local desejar permanecer ligada à Grã-Bretanha.

'Eles (os moradores do arquipélago) permanecem livres para escolher seu próprio futuro, tanto politicamente quanto economicamente, e têm o direito à autodeterminação conforme o estabelecido pela Carta da ONU', disse uma porta-voz do Ministério do Exterior britânico, se referindo ao documento de fundação das Nações Unidas.

'Há três lados neste debate, não apenas dois como a Argentina gosta de insinuar', continua a carta. 'Os moradores da ilha não podem ser simplesmente apagados da história.'

Os dois países travaram uma guerra em 1982 pelo controle das ilhas.

Um plebiscito sobre o status político das Malvinas deve ser realizado no arquipélago no próximo mês de março.

Primeira Edição © 2011