Desemprego na Alemanha sobe, mas continua perto de mínimas

03/01/2013 06:37

A- A+

Reuters

compartilhar:

O número de alemães desempregados subiu pelo nono mês seguido em dezembro, mas permaneceu próximo da mínima pós-reunificação, ampliando os sinais de que a maior economia da Europa continua relativamente incólume à crise da região.

O Escritório do Trabalho informou nesta quinta-feira que o número de pessoas desempregadas aumentou em 3 mil em dados sazonalmente ajustados, para 2,942 milhões. O consenso das previsões em pesquisa da Reuters com 23 economistas era de aumento do desemprego em 10 mil.

A taxa de desemprego ficou estável em 6,9 por cento.

"Apesar da retração econômica, o mercado de trabalho não está sofrendo um colapso", afirmou Stefan Schilbe do HSBC Trinkaus. "As empresas não estão dispostas a demitir trabalhadores qualificados, também em meio ao alto número de vagas em aberto."

"Uma vez que a economia melhore no decorrer do ano, o desemprego também deve cair novamente com um atraso."

A economia alemã resistiu à crise da dívida da zona do euro de três anos até desacelerar no terceiro trimestre do ano passado. Os economistas estimam que o país tenha contraído no quarto trimestre, mas em geral veem a economia escapar de uma recessão antes de melhorar gradualmente durante 2013.

O mercado de trabalho do país, enquanto isso, continua robusto comparado a muitos outros países europeus. Na Espanha, por exemplo, 4,8 milhões de pessoas estavam desempregadas no mês passado, segundo divulgou Madri nesta quinta-feira.

O desemprego atingiu o recorde de 25 por cento no terceiro trimestre do ano passado na quarta maior economia da zona do euro, onde a recessão deve deixar ainda mais pessoas desempregadas.

Primeira Edição © 2011