Após perder 76 kg, dona de casa faz planos para 2013

29/12/2012 13:25

A- A+

G1

compartilhar:

Ao longo de 2012, diversos internautas enviaram ao Bem Estar mensagens contando suas histórias de superação e mudanças de estilo de vida. Foi o caso do paulista Rodrigo Salustiano dos Santos, de 29 anos, que conseguiu perder 106 kg através da reeducação alimentar e de exercícios físicos.

“Descobri a paixão pela corrida. Vou fechar o ano realizando um sonho, que é correr na São Silvestre. Treinei e me preparei muito para isso, tenho convicção que vou conseguir”, diz o jovem. A prova acontece no dia 31 de dezembro, com início e chegada na Avenida Paulista, na região central da cidade de São Paulo. “Nunca pensei que conseguiria participar dessa corrida. Eu sempre quis, mas pensava que era inatingível por causa do meu peso”, lembra Rodrigo.

Cerca de 6 meses depois de ter enviado seu depoimento ao Bem Estar, Rodrigo diz que ainda está com os 108 kg que tinha na época. “Antes, fazia uma dieta de emagrecimento, agora trabalho para manter o peso”, conta. Em 2013, ele voltará a estudar e começará no curso de nutrição da faculdade, outra paixão que descobriu com sua mudança de hábitos.
“Vou encher meu dia e não vou mudar meu estilo de vida”, promete. Através da nutrição, ele pretende ajudar os outros do mesmo jeito que foi ajudado. “Quero fazer por outras pessoas o que fizeram por mim, não só pela minha experiência, mas também com o conhecimento da área”, diz.

Para quem quer dar o primeiro passo em 2013, a dica de Rodrigo é “começar ontem”. “A pessoa precisa, primeiro, aceitar que a mudança é necessária e tentar fazer coisas diferentes, mudar atitudes no seu dia”, recomenda. Em relação à mudança que fez, ele diz que conseguiu realizar coisas que nunca imaginava que conseguiria. “Estou tirando carta de motorista e vou dirigir. Não me via dirigindo, não me via correndo e não me via fazendo nada do que faço hoje. Minha mente e minha alma estão em paz e me sinto realizado”, conclui.

Realização também foi um sentimento marcante em 2012 para a dona de casa Maria Ponzetta, que saiu dos 145 kg para os 69 kg também com a mudança de hábitos. “Depois que emagreci, mantive o peso. Meus hábitos alimentares continuam os mesmos e meu corpo está sempre em atividade”, conta a paulistana.

Para ela, pessoas que já foram obesas ou têm tendência para engordar devem se policiar o tempo todo e redobrar os cuidados. “Sou uma alcoólatra da comida. Muitos de nós não podemos dar a primeira mordida porque não sabemos parar, então por que se testar?”, indaga. Maria acredita que a pessoa que quer emagrecer tem que ser realista e entender que não dá para comer muito e ser magro. “Não dá para ter tudo e viver um eterno sonho”, avalia.

Seu objetivo para 2013 é vencer a si mesma todos os dias. “Já fui obesa um dia, então pretendo continuar minha luta diária contra esse vulcão adormecido que vive dentro de mim. Aprender a conviver com meus medos e minha insegurança foi meu maior aprendizado”, diz. A dica para quem quer começar a luta é, primeiro, se dar a chance de tentar. “Se a pessoa se permitir mudar, ela consegue se motivar. Ninguém pode se acomodar com a obesidade. A mudança dá trabalho, mas vale muito a pena”, finaliza.

Primeira Edição © 2011