Psicólogo explica como lidar com as frustrações do ano que passou e planejar o futuro

Leonardo Tenório comenta e alerta sobre os sentimentos que surgem neste início de ano

28/12/2012 15:21

A- A+

Márcio Ândrei

compartilhar:

Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce, Novo em cada amanhecer..., este é um refrão de uma das músicas mais lembradas na virada do ano, muitas pessoas deixaram para trás projetos que não deram certo em 2012, objetivos conclusos na mesma época e, em 2013, com os ânimos renovados, a busca para recuperar o tempo perdido ou aprimorar conquistas, faz parte das perspectivas do ano novo.Divulgação

Com pós-graduação em Psicologia Jurídica e Perícia Psicológica Criminal, o psicólogo Leonardo Tenório, formação em Hipnose e Psicologia Breve e Formação Cognitiva Comportamental, salientou que as pessoas que não conseguiram concluir seus objetivos, geralmente não existe motivo para desistência. Um dos passos para reverter a situação seria a reformulação dos planos.

Leonardo salientou também sobre as pessoas que conseguiram êxito em seus planos, geralmente porque elas foram mais motivadas, mas deixou claro que não devem se empolgar e tentar algo mais, pois uma suposta melhora nos objetivos pode gerar fatores negativos.

O psicólogo lembrou que, os indivíduos que não conseguiram alcançar seus objetivos em 2012, precisam seguir passos para não cometerem os mesmos erros em 2013, pra isso é preciso analisar as possibilidades, verificar se a meta é possível e, trabalhar com mais determinação para atingir seus objetivos. Em caso de uma possível “queda”, a solução é reformular os objetivos e começar tudo de novo.

Aos que concluíram com êxito os planos traços em 2012, Leonardo Tenório foi claro ao afirmar que a situação é a mesma do parágrafo anterior, independente de erro ou acerto, onde o psicólogo fez questão de lembrar que o aprimoramento é a sede da razão. “As pessoas não devem se abater com perdas, aos que conquistaram objetivos devem ter o cuidado para não estragar o que foi feito, de acordo com o filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche, nós temos várias possibilidades e vontades, através das possibilidades as vontades acontecem”, finalizou o psicólogo Leonardo Tenório.
 

Primeira Edição © 2011