Dominguinhos prossegue com redução de sedativos, diz boletim

Com batimentos estáveis, cantor precisa de medicações e marca-passo

26/12/2012 11:35

A- A+

Uol

compartilhar:

Os médicos do Hospital Santa Joana de Recife, onde está internado o cantor Dominguinhos, continuam reduzindo a sedação do paciente. De acordo com boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (26), os batimentos do cantor estão estáveis, com a ajuda de medicações para arritmia e de um marca-passo temporário. Ele permanece internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva) em tratamento de uma infecção respiratória e arritmia cardíaca.

Internado desde o dia 17, Dominguinhos precisou, na noite de sábado, da colocação de um marca-passo temporário por causa de uma intensificação da arritmia cardíaca. O quadro pulmonar também teve "melhora discreta". Ele ainda respira com ajuda de aparelhos.

Na quinta-feira, a família de Dominguinhos --cujo nome verdadeiro é José Domingos de Moraes-- divulgou uma nota pedindo orações e pensamentos positivos de seus fãs. "O apoio do público que sempre admirou e acompanhou seu trabalho é de grande importância", diz a nota. A cantora Elba Ramalho também pediu por preces. "Dominguinhos, nosso querido mestre, se interna em Recife em estado grave. Ó Deus! Pedimos orações", escreveu ela em seu Twitter.

Diagnosticado com câncer de pulmão há cinco anos, Dominguinhos sofreu um princípio de infarto no início de 2011, quando foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele foi foi submetido a um cateterismo e a uma angioplastia. Por conta de seu estado de saúde, cancelou dois shows no final de 2011.

Também no ano passado, o músico foi tema do documentário "Dominguinhos Volta e Meia" sobre sua vida e obra. O filme foi idealizado pela cantora e compositora Mariana Aydar, pelo multiinstrumentista e produtor musical Duani Martins, e pelo pianista Eduardo Nazarian.

No site oficial do cantor, o próximo show está marcado para o dia 31 de dezembro em Brasília. Ainda não há informações se o compromisso será cancelado.

Carreira
Nascido em Garanhuns, Pernambuco, Dominguinhos conheceu Luiz Gonzaga na infância e, ganhou dele, sua primeira sanfona, aos 13 anos, tornando-se herdeiro artístico do rei do baião. Entre suas músicas mais conhecidas estão "De Volta para o Aconchego", "Isto Aqui Tá Bom Demais" e "Eu Só Quero Um Xodó". Esta última, de 1973, já foi regravada mais de 250 vezes, inclusive em inglês, holandês e italiano.

Primeira Edição © 2011