Criança baleada na cabeça espera oito horas por cirurgia no Rio

26/12/2012 05:34

A- A+

Jornal Floripa

compartilhar:

Uma menina de dez anos foi baleada na cabeça durante as comemorações de Natal. De acordo com informações da Polícia Militar do Rio, Adriele dos Santos Vieira foi atingida enquanto brincava na rua em Piedade, bairro da zona norte.

Levada ao Hospital Municipal Salgado Filho, a menina demorou oito horas para ser submetida a cirurgia. O neurocirurgião escalado para o plantão noturno não compareceu.

Segundo familiares, a criança brincava na rua logo após receber como presente uma boneca quando caiu no chão com a cabeça ferida. Eles só souberam se tratar de um tiro no hospital, quando foram informados de que uma bala estava alojada no crânio.

"Na hora ela caiu com sangue na cabeça e desacordada. Só soubemos que era um tiro quando chegamos aqui", disse o pai da menina, Marco Antônio Vieira, à TV Globo.

A PM afirmou que não havia registro de tiroteio no local. A suspeita é de que traficantes da favela Urubuzinho atiravam para o alto na noite de Natal. Uma das balas, ao cair, teria acertado Adriele.

"Eram muito fogos e não deu para perceber que havia tiro. Eles devem ter dado muito tiro para o alto e atingido minha filha", disse Vieira. O caso foi registrado na 28ª DP.

Adriele chegou ainda de madrugada no hospital, mas só começou a ser operada por volta das 8h30, quando um neurocirurgião chegou à unidade.

Adão Orlando Crespo Gonçalves, especialista escalado para o plantão noturno, não compareceu.

A Folha não conseguiu localizar o neurocirurgião. À TV Globo, ele afirmou que havia pedido demissão do cargo antes do plantão.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde afirmou que "o profissional faltou ao trabalho e um inquérito administrativo será instaurado para apurar o caso". A pasta disse que "lamenta e repudia o comportamento do profissional e aplicará punição ao médico."

A cirurgia da menina durou cerca de três horas. Ela permanecia internada em estado grave até a publicação da reportagem.
 

Primeira Edição © 2011